O Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente reconhecido como Instituto Chica, tem como mantenedora a Companhia Industrial Cataguases. A instituição vem consolidando a sua marca desde 1999 na promoção dos direitos humanos em projetos que unem a Cultura, a Educação e a Cidadania, atendendo a comunidade e a rede pública de ensino no município de Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais.

A história da Companhia Industrial Cataguases, mantenedora do Instituto Francisca de Souza Peixoto, sempre foi marcada por investimentos em ações sociais. Desde sua fundação, em 1936, essa indústria têxtil tem apoiado iniciativas que contribuam para um país melhor e uma sociedade mais justa. Em 1999, criou o Instituto Francisca de Souza Peixoto, instituição que responde pela política social da empresa. Suas ações são custeadas graças a doações mensais feitas pela Companhia Industrial Cataguases, que destina à entidade parte do que arrecada com a venda de seus resíduos industriais. (Conheça a CIC)

O Instituto Chica é um espaço CULTURAL de APRENDIZAGEM CRIATIVA, consolidado por meio do Programa Mundo Meu Micromundos. Sua ações estão alinhadas a três eixos: Criatividade, Inovação e Conexão Social.

Sua metodologia visa a promoção do empreendedorismo feminino e a formação de um público infanto-juvenil e jovem que se torne multiplicador, que pense e produza de forma criativa e inovadora a Cultura, a Educação, a Cidadania e o Consumo Sustentável na cidade de Cataguases e região.

No ano de 2017 a instituição foi reconhecida como referência de Espaço Cultural Criativo pela Fundação Lemann e MIT Media Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), recebendo a chancela de INSTITUIÇÃO INSPIRADORA para a Zona da Mata de Minas Gerais, por meio do seu Programa Mundo Meu Micromundos, por apresentar potencial para promover e disseminar a Cultura e a Educação Cidadã de uma forma inovadora e tecnológica na cidade de Cataguases e microrregião da Zona da Mata.

O Programa Mundo Meu – Meio Ambiente Para a Sustentabilidade, criado no ano de 2008, tem seu desdobramento no ano de 2017 para o Programa Mundo Meu Micromundos. Nessa fase concentra seus esforços na articulação entre Cultura, Educação e Cidadania, com interface entre as Artes, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, buscando novas oportunidades de produção do conhecimento para o público infanto-juvenil, o empoderamento jovem e o empreendedorismo feminino.


Programa Mundo Meu Micromundos

 

O Programa Mundo Meu, criado no ano de 2008, que tem seu desdobramento no ano de 2017 para o Programa Mundo Meu Micromundos que concentra seus esforços na articulação entre Cultura, Educação e Cidadania, com interface entre as Artes, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, como um laboratório de experimentações artísticas, criativas e tecnológicas que apoia com recursos técnicos, didáticos e infraestrutura os pequenos grupos culturais de Cataguases, além de propiciar à juventude e à comunidade escolar um espaço físico provido de recursos instrumentais e tecnológicos, equipe técnica e metodologias próprias.

COMO FUNCIONA?

A metodologia do Programa Mundo Meu Micromundos está pautada nas bases referenciais da Economia Criativa, da Economia Circular e da Aprendizagem Criativa, beneficiando diretamente a população infantojuvenil da cidade de Cataguases e o sistema público de ensino, na formação docente e de jovens estudantes, para que possa refletir na criação de uma Rede de Escolas Criativas na microrregião da Zona da Mata de Minas Gerais.

BASES TEÓRICAS

No campo da Cultura os referenciais teóricos abordados pelo Programa Mundo Meu Micromundos possuem uma proposta cultural e pedagógica multirreferenciada. No desenvolvimento dos projetos e de suas atividades nos inspiramos teoricamente nos embasamentos da Inteligência Coletiva de Pierre Levy, no Construcionismo de Seymour Papert, na Psicologia do Desenvolvimento de Vigotsky, na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e na abordagem do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, na Cultura das Mídias de Lúcia Santaella, na Educação Transformadora de José Manuel Moran e nos ensinamentos dos Quatro Pilares da Educação de Jacques Delors.

No campo da Educação o Instituto mantém parceria com a Fundação Lemann e o MIT para o desenvolvimento de metodologias baseadas na Aprendizagem Criativa e uso das Mídias na Educação, para replicação nas escolas públicas, com o propósito de auxiliar na formação do professor da Educação Básica e construir uma Rede de Escolas Criativas para Cataguases e microrregião da Zona da Mata.

No campo da Economia Criativa e Circular a instituição mantém parcerias com indústrias, instituições de ensino e centros tecnológicos para desenvolver protótipos e projetos que abordam o reuso, a reciclagem e o desenvolvimento de produtos sustentáveis na cadeia produtiva da Moda e Vestuário, das Artes, Design e Orgânicos. Por meio de distintos projetos, a instituição pauta suas práticas no favorecimento de novos aprendizados para a juventude, no intuito de fomentar o empreendedorismo jovem e a produção cultural local e a difusão de uma economia criativa, circular e sustentável para Cataguases e região.

PARCEIROS

Além dos investimentos da Companhia Industrial Cataguases, o Instituto conta com o apoio pedagógico da Rede de Aprendizagem Criativa da Fundação Lemann e Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT MEDIA LAB), a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases e da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e com o apoio das empresas Água Hélios (Fonte Hélios), Cria Maker e da Fundação Simão José Silva (Grupo Balminas).

 


Mensagem do Presidente

Em 1999, as novidades no país eram: o fortalecimento do chamado Terceiro Setor, a consolidação das Leis de Incentivo à Cultura e o surgimento de novos conceitos e práticas para a ação empresarial junto à sociedade.

Naquele ano, surgiu também o Instituto Francisca de Souza Peixoto, que mais do que promover ações pontuais ou a velha prática de filantropia assistencialista, colocou em ação conceitos de solidariedade social condizentes com as tradições históricas da Companhia Industrial Cataguases. Assim, o caminho de aprendizagem do Instituto pautou-se por um compromisso de trabalho já consolidado pela Companhia Industrial e firmou-se como ferramenta importante de gestão empresarial.

Na certeza de que os investimentos realizados em programas educacionais e culturais trazem impactos favoráveis na qualidade de vida, o Instituto Francisca de Souza Peixoto impulsiona seus projetos com recursos próprios, provenientes de parte da venda de resíduos industriais da Companhia Industrial. Uma atitude amparada por conduta ética e histórica, que contribui para que a Industrial seja reconhecida e respeitada no país e no exterior.

Em 2004, a definição de missão, visão e metas, bem como as novas diretrizes consolidadas a partir do Programa T.E.A.R. – Trabalho, Educação, Arte e Responsabilidade Social, foram extremamente relevantes para a implantação de uma nova estrutura organizacional. A avaliação institucional e o planejamento, a partir das experiências sociais, resultaram em medidas que deram nova dinâmica na gestão de projetos e ações da instituição.

Por sua trajetória a instituição se tornou referência em ações culturais, sociais e educacionais no município de Cataguases, fortalecendo parcerias e motivando inúmeras empresas e instituições locais a incentivarem iniciativas em projetos de educação, cultura, saúde, esportes e cidadania na cidade de Cataguases e região.

No ano de 2006, o Instituto refez suas metas, com o objetivo é alcançar maior eficiência e ampliar os resultados do trabalho realizado ao longo de seis anos, apostando na formação cidadã e geração de renda para os participantes das oficinas, seguindo a tendência das organizações não-governamentais brasileiras. As implementações deram aportes consistentes a projetos voltados para os conflitos da desigualdade social e para as questões ambientais, educacionais e da diversidade cultural.

Passado mais de uma década, o Instituto investe nos eixos da cultura, inovação e conexão social, como um tripé de sustentabilidade econômica e social no fomento à promoção humana em um mundo que requer equidade, justiça social e a cultura da paz. No ano de 2017 em uma ação conjunta com parceiros locais, nacionais e internacionais o Instituto Francisca de Souza Peixoto implementa o Programa Mundo Meu Micromundos, buscando viabilizar uma rede de escolas criativas em Cataguases e microrregião da Zona da Mata e o protagonismo e a autonomia do jovem cidadão, com vistas a fomentar uma nova economia criativa, circular e com base tecnológica para o município.

Desse modo, o esforço conjunto do Instituto e seus parceiros fortalece a liderança empresarial da Companhia Industrial Cataguases diante dos desafios de um mundo contemporâneo e tecnológico, além de trazer resultados efetivos para as pessoas da comunidade e, principalmente, amplificar o compromisso com a dignidade humana e com a transformação social.

 

Cataguases (MG), março de 2006.
Marcelo Inácio Peixoto
Presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto

 


 

 

Mundo Meu 

O Programa de Educação Socioambiental Mundo Meu – Meio Ambiente para a Sustentabilidade – objetiva o desenvolvimento e a implementação de ações educativas inovadoras e multiplicáveis com foco na sustentabilidade.

+ Saiba Mais

 

 

 

 

Saiba mais sobre: