O Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pelas empresas socialmente responsáveis. O documento reúne informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e comunidade. O principal objetivo é medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida perante a sociedade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.
Em meados de 1997, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas (Ibase), desenvolveram um modelo de Balanço Social. A principal característica do modelo Ibase é a simplicidade. As informações quantitativas e qualitativas são expostas em uma única tabela de uma página que compara dois anos consecutivos de investimento e trabalho.
O Balanço Social favorece todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes fornece informações úteis à tomada de decisão no que se refere aos programas sociais. Aos fornecedores e investidores informa como a empresa encara suas responsabilidades. Para os consumidores dá uma idéia da mentalidade dos dirigentes da companhia. Ao Estado ajuda na formulação das políticas públicas. O Balanço Social é, portanto, uma ferramenta de distinção da empresa perante a sociedade.
O demonstrativo do Instituto Francisca de Souza Peixoto foi veiculado até o ano de 2010, registrando as diversas atividades da instituição, informações sobre cada projeto integrante e todo o conteúdo programático.
Paralelo ao Balanço Social, também foi publicada a Revista Chica, compondo a história do Instituto. Seguindo o formato do Balanço Social, a Revista Chica continha as novidades do Instituto, como por exemplo, agenda dos espetáculos teatrais, fotos das ações dos projetos integrantes e a alegria e o colorido característicos da marca da instituição. A última edição da Revista Chica foi lançada no ano de 2013.