A Robótica Criativa e suas Metodologias

postado em: Notícias 2019, Robótica Criativa | 0

Não A Robótica Criativa, do Instituto Chica, trabalha com duas metodologias ativas, são elas, a “STEAM” e a “Aprendizagem Criativa”, ambas são evidenciadas em todas as atividades desenvolvidas com os alunos.


A metodologia “STEAM” diz respeito às áreas de estudo que exercem influência direta nos projetos desenvolvidos, pelas siglas temos o “S” – Ciências (Science), “T” – Tecnologia (Technology), “E” – Engenharia (Engineering), “A” – Artes (Arts) e “M” – Matemática (Mathematics).

Já a “Aprendizagem Criativa” diz respeito à aplicação dos conteúdos em estudo, nos projetos realizados. Essa metodologia ativa é estruturada em 4 Ps, são eles, Projeto (Project), Parcerias (Peers), Paixão (Passion) e Pensar Brincando (Play), práticas que estimulam principalmente o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos para a resolução dos problemas propostos.

No segundo semestre de 2019, a Robótica Criativa contou com a parceria da professora de Empreendedorismo Maria Elisa Machado e da psicóloga Flávia Gusmão Steinbach, que realizaram atividades voltadas ao Autoconhecimento e às Competências Socioemocionais e, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho, com os alunos do Ensino Fundamental II (11 a 14 anos).

As atividades propostas iniciaram com a importância do conhecimento interior, a fim de despertar os alunos para a realidade do mercado de trabalho atual e, posteriormente, para o desenvolvimento de projetos que buscam solucionar problemas da sociedade contemporânea, dentro das metodologias ativas da Robótica Criativa.

 

Clique nos links abaixo e veja os RELATÓRIOS FINAIS e textos dos profissionais e professores colaboradores da Robótica Criativa do 2º semestre de 2019.

Relatório Flávia Rosa Gusmão Steinbach

Textos Priscila Gonçalves Lobo

Textos Roberto Felipe Leal de Souza

Relatório Maria Elisa Machado

 

Clique nas imagens abaixo e veja algumas imagens que foram expostas com os GRÁFICOS FINAIS do DESEMPENHO em MATEMÁTICA do 2º semestre de 2019.