Não A Robótica Criativa, do Instituto Chica, trabalha com duas metodologias ativas, são elas, a “STEAM” e a “Aprendizagem Criativa”, ambas são evidenciadas em todas as atividades desenvolvidas com os alunos.
A metodologia “STEAM” diz respeito às áreas de estudo que exercem influência direta nos projetos desenvolvidos, pelas siglas temos o “S” – Ciências (Science), “T” – Tecnologia (Technology), “E” – Engenharia (Engineering), “A” – Artes (Arts) e “M” – Matemática (Mathematics).
Já a “Aprendizagem Criativa” diz respeito à aplicação dos conteúdos em estudo, nos projetos realizados. Essa metodologia ativa é estruturada em 4 Ps, são eles, Projeto (Project), Parcerias (Peers), Paixão (Passion) e Pensar Brincando (Play), práticas que estimulam principalmente o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos para a resolução dos problemas propostos.
No segundo semestre de 2019, a Robótica Criativa contou com a parceria da professora de Empreendedorismo Maria Elisa Machado e da psicóloga Flávia Gusmão Steinbach, que realizaram atividades voltadas ao Autoconhecimento e às Competências Socioemocionais e, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho, com os alunos do Ensino Fundamental II (11 a 14 anos).
As atividades propostas iniciaram com a importância do conhecimento interior, a fim de despertar os alunos para a realidade do mercado de trabalho atual e, posteriormente, para o desenvolvimento de projetos que buscam solucionar problemas da sociedade contemporânea, dentro das metodologias ativas da Robótica Criativa.
Clique nos links abaixo e veja os RELATÓRIOS FINAIS e textos dos profissionais e professores colaboradores da Robótica Criativa do 2º semestre de 2019.
Relatório Flávia Rosa Gusmão Steinbach
Textos Priscila Gonçalves Lobo
Textos Roberto Felipe Leal de Souza