Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício. Acho medonho alguém viver sem paixões.” – Graciliano Ramos

O Projeto Teatrando objetiva o trabalho com as diferentes técnicas e formas do teatro e as suas infinitas possibilidades de serem aplicadas, para turmas formadas por crianças e jovens de 6 a 12 anos de escolas e comunidade de Cataguases. O foco principal do projeto, além do entretenimento, é ter o teatro como ferramenta de educação. Com isso, proporciona aos participantes experiências formativas e multiplicáveis, beneficiando-os nos âmbitos social, cultural e acadêmico.

O curso é ministrado pela Professora e Pedagoga Jaqueline Gouvêa e os alunos estudam ao longo do ano técnicas e exercícios como: desinibição, improvisação, expressão corporal, jogos teatrais, dinâmicas dirigidas, memorização, articulação, entonação, aquecimento, relaxamento e ritmo, dentre muitos outros. Com isso, o projeto também trabalha o teatro enquanto processo educacional, não se resumindo apenas em aquisição de habilidades, mas também contribuindo para o aprimoramento das aptidões, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e nas relações intrapessoais e interpessoais das crianças e jovens. A Professora Jaqueline acredita que o teatro vai além da diversão e promove nos alunos valores como o pensamento criativo e independente, prática de cooperação social, desenvolvimento da sensibilidade e o aprimoramento da criatividade.

O Teatrando atua no Instituto Francisca de Souza Peixoto, que é mantido pela Companhia Industrial Cataguases, há mais de 10 anos e muitos artistas de Cataguases já integraram o projeto, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento. Outros núcleos e grupos também fazem parte desse conteúdo programático que trabalha a arte do teatro, como: Cia Gargalhada, que foi formado por jovens atores que além do teatro, também trabalharam a arte da palhaçaria e, o Grupo Contos e Cantos, formado por professoras e pedagogas de Cataguases, que teve sua primeira edição em 2015, com diversas apresentações teatrais no Teatro dos Vicentinos e retornará em 2017 com novos espetáculos. A coordenação de todo esse conteúdo fica por conta da Professora Jaqueline Gouvêa.

Segundo a Enciclopédia Britânica, a palavra  teatro  deriva do grego theaomai que tem por significado olhar com atenção, perceber, contemplar. Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo e gerar uma cuidadosa e deliberada visão. O valor do teatro comove o ser humano de forma completa e beneficia o público e os realizadores do ofício. Portanto, ao longo do estudo vivenciado e adquirido pelos alunos, eles se tornam criadores e desenvolvedores de uma atitude investigativa de construção do conhecimento.

As aulas acontecem toda quarta-feira, na sede do Instituto, no horário de 18:30 às 20:30 e, com data a ser agendada, está sendo preparada uma apresentação para ainda este ano, como culminância e resultado de todo o trabalho realizado.

 

 

Galeria de Fotos: