“Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior.” – Coco Chanel

Desenvolvido no Instituto Francisca de Souza Peixoto há 11 anos, o Ponto sem Nó trabalha como um importante núcleo de criação e confecção de produtos diversos feitos a partir do reaproveitamento dos resíduos de tecidos doados pela Companhia Industrial Cataguases, que também é a mantenedora do Instituto, como principal matéria-prima.

Fundamentalmente, o projeto tem como meta cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Instituto, a partir de um plano de formação cidadã e geração de renda, sobretudo, no envolvimento direto de jovens e adultos de Cataguases. Com isso, baseado na política de desenvolvimento humano, o projeto atua em forma de economia solidária que, além de gerar renda, contribui para a sustentabilidade das oficineiras que dele participam, estimulando valores como a cidadania, auto-estima e a qualidade de vida.

Inaugurado em fevereiro de 2005 e intitulado anteriormente como Velha a Fiar, o Ponto sem Nó tem como principal característica o resgate da história do trabalho manual e do valor do artesanato como produção e fonte de renda. Muitos tecelões, artesãos e costureiras já integraram o projeto, contribuindo para o seu crescimento e sua história.

Atualmente, são desenvolvidos produtos variados e de diversas padronagens, como colchas, toalhas, jogos americanos, puxa-sacos, luvas de cozinha, jogos de banheiro, capas de almofadas, tapetes, bolsas, sacolas, dentre outros. A oficina trabalha também com peças personalizadas e sob encomendas, além de enviar produtos para outras cidades e estados.

Em sua efetiva formação, conta com a seguinte equipe: Pathê Alves, Solange, Maria do Carmo, Heloísa, Cecília, Agnair, Edimê e Lia.

 

 

Galeria de Fotos: