Praça Manoel Inácio Peixoto, nº 136, Centro, Cataguases/MG CEP 36770-073 (32) 3421-4910
NOTÍCIAS

A Juventude e o Mercado de Trabalho 18/05/2018

O Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu no dia 11 de maio, a psicóloga e coaching, Célia Garcia, da Orienta Desenvolvimento Humano para uma roda de conversa com os jovens que frequentam o programa Mundo Meu da instituição. O tema central girou em torno do comportamento e do mercado de trabalho.

Célia pontuou sua fala em três partes: Mercado de trabalho, conflito de gerações e qualidade de vida. Iniciou então colocando a primeira dificuldade que um jovem encontra ao procurar o primeiro emprego, que é a falta de experiência, algo que chega a ser contraditório no mundo corporativo, visto que se alguém está buscando a primeira oportunidade, como então ter experiência? “ Nesse caso é muito importante, por exemplo, a participação em programas sociais,  pois isso mostra vivência e maturidade, que as empresas valorizam muito; outro fator relevante é a escolaridade, quanto mais conhecimento, melhor”, disse a psicóloga.

O conflito de gerações  sempre existiu e deve ser  encarado com humildade e persistência. Esse conflito pode ter início na própria família.  “É uma fase de mudança, tanto pessoal quanto profissional “ alerta Célia. “Nesse momento  de conflito o apoio dos amigos ou do grupo de estudo e trabalho é muito importante”, completa. 

O ponto alto na conversa foi a questão do jovem e da qualidade de vida. A busca por uma colocação no mercado de trabalho, deve caminhar junta com os cuidados com a saúde e com o intelecto. Aqui entram a prática da leitura, a boa música e a escolha por bons filmes e programas de TV e Web, mas também é momento do auto conhecimento. “ Foco é fundamental. Mas para ter foco é necessário ter auto conhecimento, que pode ser descoberto por meio de jogos, dinâmicas e conversas com profissionais especializados”, disse Célia. Ela ainda alertou: “ Não confundam ou caiam no discurso da auto ajuda. Pelo contrário, auto conhecimento é fortalecimento”, completa.

Murilo Mendes, de 25 anos,  um dos jovens presentes aprovou a roda de conversa. “ Muito interessante, ela abordou as dificuldades que enfrentamos por exemplo numa entrevista de emprego, consegui entender como a empresa pensa, foi como se O Recurso Humanos de uma corporação tivesse falando comigo”. Outro jovem, presente, foi o Márcio Nunes, de 21 anos, ele sentiu-se agradecido, “ essa conversa me fez refletir bastante sobre as oportunidades que passaram e também as que estão  por vir”.

A roda de conversa do Instituto faz parte da iniciativa  Jovens, Belos e Conectados, iniciada no início de 2018, que objetiva levar para a juventude, temas e debates pertinentes ao comportamento social da atualidade.

últimas notícias

CRIA MAGIA: Instituto inaugura "Circuito Cultural" 11/06/2018

O Instituto Francisca de Souza Peixoto, por meio do programa Mundo Meu Micromundos, recebeu no dia 26 de maio, jovens e familiares, com objetivo de apresentar  uma nova rota cultural para estudantes e professores da comunidade e região. O momento, intitulado Cria Magia, teve como base a continuar lendo

A Juventude e o Mercado de Trabalho 18/05/2018

O Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu no dia 11 de maio, a psicóloga e coaching, Célia Garcia, da Orienta Desenvolvimento Humano para uma roda de conversa com os jovens que frequentam o programa Mundo Meu da instituição. O tema central girou em torno do comportam continuar lendo

Instituto Francisca de Souza Peixoto, cultura e cidadania na trilha da educação. 12/04/2018

Confecção de mascotes para “Campanha Doe Vida Doe Medula” na rede pública de ensino de Imbituva - Paraná. Esse projeto se destina a auxiliar a professora Glauciane Opata de Camargo nas atividades que serão realizadas. O PDF é um tutorial sobre a confec&cced continuar lendo

Coelhinho Sabidão 01/04/2018

Olá, família!  Hoje é Páscoa!! E o Instituto Francisca de Souza Peixoto, vem lhe desejar muita...muita prosperidade em sua vida! Saúde, sonhos e planos renovados! No Coelhinho Sabidão do Instituto Chica as crianças brincaram, interagiram, continuar lendo
Instituto Francisca de Souza Peixoto - 2016 Todos os direitos reservados