Projeto Arquitetura Pública em nova fase

postado em: Notícias 2004 | 0
Estudantes já estão morando em Cataguases para o desenvolvimento de projeto pioneiro
Um grupo de cinco estudantes do 8º período da Escola de Arquitetura da UFMG está morando em Cataguases desde a última semana, com o objetivo de desenvolver na cidade o Projeto Cataguases de Arquitetura Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira do ICC (Instituto Cidade de Cataguases), em parceria com a Prefeitura de Cataguases e com a Escola de Arquitetura da UFMG, com apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cataguases (Assea) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Na prática, os estudantes participarão de um estágio de três meses, com trabalho de campo nas áreas de habitação social e patrimônio arquitetônico. Durante sua permanência na cidade, eles vão desenvolver os temas de cada disciplina do programa do curso, tendo a oportunidade de desenvolver, paralelamente à teoria, a prática. Além disso, vão projetar e acompanhar a obra de 22 residências populares no bairro São Cristóvão, prestando, inclusive, auxílio no que se refere à busca de financiamento para as famílias interessadas.

“É uma grande oportunidade de crescimento para nós, tanto profissional quanto pessoal”, salientou a estudante Nívia Raquel Silva. Outra estudante, Marcela Bueno, lembrou a questão social que envolve o projeto, e Karina Machado ressaltou o contato com o cliente como uma boa prática que o grupo vai ter a oportunidade de desenvolver durante sua permanência na cidade.