“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” – Paulo Freire

O Projeto Fazendo Arte objetiva um programa de oficinas nas áreas de teatro, artesanato, dança, informática e audiovisual para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio de escolas de Cataguases e distritos, com foco em ações educativas, formativas e multiplicáveis. Com isso, proporciona um intercâmbio cultural e social entre todos os idealizadores e realizadores com o público de crianças e jovens beneficiados e, ainda, a comunidade.

O projeto teve sua primeira edição realizada em 2015, dos meses de fevereiro a julho, na sede do Instituto Francisca de Souza Peixoto e mobilizou todos os projetos que fazem parte da instituição ao coordenarem e ministrarem o conteúdo programático das ações.  Durante os 5 meses ininterruptos, foram oferecidas as seguintes oficinas:  teatro, com foco na produção e construção de bonecos de luva, ministrada pelo Grupo GPTo;  teatro, com foco na formação de atores iniciantes, ministrada pelos Doutores Cura-Cura; produção artesanal com materiais recicláveis, ministrada pelo Mundo Meu;  dança, ministrada pelo Balé; informática e audiovisual, ministrada pela Biblioteca Digital e, como culminância, ao final do programa de oficinas, cada grupo de alunos produziu seus resultados em apresentações e exposições abertas ao público no Teatro dos Vicentinos.

As oficinas estimularam e possibilitaram aos alunos trabalharem habilidades e competências como: criatividade, atenção, concentração, persistência, tolerância ao erro, trabalho em equipe, desinibição, habilidades motoras como equilíbrio, ritmo, coordenação motora grossa e fina, dentre diversos outros benefícios. Toda essa gama de experiência adquirida viabiliza a ampliação do repertório cultural dos participantes e os resultados finais gerados possibilitam uma perspectiva de crescimento não só artístico e cultural, mas também comportamental, social e na vida acadêmica dos alunos.

Ao longo dos trabalhos desenvolvidos, os alunos se tornaram os próprios produtores de cultura das mais variadas formas e desenvolvedores de projetos criativos e replicáveis e, por fim, vivenciando uma atitude investigativa e multiplicável da construção do conhecimento.

O projeto Fazendo Arte é uma iniciativa do Instituto Francisca de Souza Peixoto juntamente com a Companhia Industrial Cataguases, que é a mantenedora do Instituto e, recebeu o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, atendendo uma média de 80 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos no resultado final.

 

 

Galeria de Fotos: