“(…) A minha beleza é tanta e tão cheia de histórias que eu às vezes sinto-me um grande livro de geografia e de histórias de gentes e lugares desse mundão.” – Madu Costa

O Projeto Escrevendo com o Escritor objetiva o desenvolvimento de ações educativas com foco central no incentivo à leitura. Através dos recursos da internet e das novas tecnologias captados no laboratório de informática da Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, é realizado um grande intercâmbio cultural entre alunos e professores de escolas de Cataguases, diversos escritores brasileiros renomados e idealizadores do projeto.

As atividades são desenvolvidas com a missão de familiarizar alunos e professores com a informática e torná-los construtores do próprio conhecimento. Com o universo digital aliado à educação, os professores são capacitados para utilizar o computador e as ferramentas digitais como suporte e auxílio nas atividades escolares e, recebem todo o apoio técnico e pedagógico da equipe da Biblioteca Digital, formada por profissionais da área de educação e informática. Além disso, diversos escritores da literatura brasileira são convidados a integrarem o projeto. Os alunos de cada escola têm acesso aos seus livros e, através do estudo de caso de suas obras, desenvolvem trabalhos e dinâmicas. Como culminância, ao final dessa etapa inicial, é realizado um grande “Encontrão” entre todos os envolvidos e os resultados produzidos são expostos em apresentações e eventos realizados nas escolas e também aberto ao público.

O Escrevendo com o Escritor mobiliza ainda todos os projetos que fazem parte do Instituto Francisca de Souza Peixoto ao coordenarem e ministrarem ações que integram o conteúdo programático, como apresentações e esquetes teatrais temáticas sobre as obras dos escritores; contações de histórias realizadas nas escolas e diversas intervenções artísticas.

Ao longo do trabalho desenvolvido, os alunos se tornam leitores e desenvolvedores de projetos criativos e, toda essa gama de experiência lhes proporciona uma atitude investigativa e multiplicável da construção do conhecimento. Além de aproximar de forma produtiva e prazerosa os participantes dos autores, promovendo uma grande inclusão digital e sociocultural.

O projeto Escrevendo com o Escritor é uma iniciativa do Instituto Francisca de Souza Peixoto juntamente com a Companhia Industrial Cataguases, que é a mantenedora do Instituto e, segundo uma pesquisa realizada por professores da UFJF na instituição, 84,2% dos professores acham que o rendimento dos alunos aumentou; 95% acham os alunos interessados pelas aulas de informática; 84,2% acreditam que a informática contribui para a melhoria do aprendizado e 95% que ajuda a melhorar a escrita e a leitura; 10% acham que as aulas estimulam a criatividade e 75% acreditam que além da criatividade estimulam a autoconfiança para as tarefas escolares, rendimento e participação mais efetiva nos trabalhos em grupo; 90% considera a iniciativa ótima, 10% boa e 100% gostaria que seus alunos voltassem a estudar no próximo ano porque é o único lugar em que têm contato com a informática e projetos de grande porte de incentivo à leitura.

 

 

Galeria de Fotos: