Conta-se que, por volta de 1809, atraídos pela notícia da existência de diamantes em determinado ponto do Rio Pomba, um grupo de exploradores aportaram no local, formando ali um pequeno núcleo populacional constituído por alguns brancos e várias aldeias de índios coroados, dentre estes, carapós e puris. O local passou a ser chamado de “Porto dos Diamantes”. Uma outra versão diz que aventureiros teriam acampado no mesmo local e colhido o peso de meia pataca de ouro em uma só bateada, nas areias de um ribeirão próximo, afluente do Pomba, que passou a denominar-se “Meia Pataca”.

O fato é que, inspecionando os trabalhos da estrada que ligaria Minas Gerais aos Campos de Goitacazes, a cargo da Terceira Divisão Militar do Rio Doce, o francês Guido Thomaz Marlière, comandante da Divisão e Diretor-Geral dos índios, chegou ao local e, em nome do Governador da Província, recebeu do Sargento Henrique José de Azevedo um terreno, onde deveria ser erguida uma igreja consagrada à Santa Rita de Cássia e ser fundado um povoado.

Surgia assim o arraial denominado “Santa Rita do Meia Pataca”, elevado à categoria de curato em abril de 1841. Na mesma época, estabeleceu-se nas proximidades a Fazenda da Glória, cujo proprietário, o Major Joaquim Vieira de Rezende, muito contribuiu para o desenvolvimento do arraial, de tal forma que, em 10 de outubro de 1851, foi o curato elevado a freguesia, fazendo parte do município de São José do Presídio, hoje Visconde do Rio Branco.

Consta que o topônimo Cataguases foi adotado por sugestão do Coronel José Vieira, filho do Major Joaquim Vieira e nascido numa fazenda banhada por um pequeno rio com aquele nome, situado no atual município de Prado. Seu significado é, segundo uns, “gente boa”, segundo outros, “terra das lagoas tortas”, ou ainda “povo que mora no país das matas”.

Em 25 de novembro de 1875, a Lei Provincial 2180 criou o município de Cataguases, com território desmembrado dos de Leopoldina, Muriaé e Ubá. A instalação do município verificou-se em 7 de setembro de 1877, sendo que a vila de Cataguases foi elevada à categoria de cidade em setembro de 1881. Atualmente, o município compõe-se de seis distritos: Cataguases, Cataguarino, Sereno, Vista Alegre, Aracati e Glória.

 

Fonte: Coleção de Monografias – n° 239 – IBGE
Adaptado por Maria Cristina Quirino


Conheça mais sobre o Modernismo Cataguasense: