Criada pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto há 12 anos, a Banda Rogério Teixeira atuou como um importante núcleo musical de resgate à tradição de bandas de música, homenageando ao grande maestro Rogério Teixeira de Miranda.

Por motivos alheios aos músicos e ao Instituto Francisca Peixoto a Banda ficou inativa por mais de quatro anos, mas sempre rememorada na saudade dos comentários dos Cataguasenses.

O projeto tem como objetivo cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Centro Cultural Sicoob Coopemata e Instituto Chica, que consiste na qualificação musical de seus integrantes, com ensaios/aulas teóricas e práticas, proporcionando uma experiência formativa e capacitando todos os participantes e sendo ainda oportunidade para os egressos do Projeto EnCantando.

Esta Banda, tem sua história iniciada em 1942, ano em que a empresa Indústrias Irmãos Peixoto S/A organizava uma grande banda de música, permanecendo até 1973 com a regência do maestro Rogério Teixeira de Miranda. Com o objetivo de resgatar essa tradição, a Cataguases, nosso Centro Cultural e o Instituto Francisca de Souza Peixoto, juntos são mantenedores nesta nova formação do projeto, cuja manutenção do nome é uma homenagem ao maestro que, durante 31 anos, comandou e divulgou a banda e que proporcionará momentos de muita alegria aos que assistirem e compartilharem as suas passagens e apresentações pela cidade e Microrregião.

Eli Silvestre, atual maestro da Banda Rogério Teixeira afirma: ”Com grande alegria retornamos. Esta importante parceria entre as duas Instituições é determinante e está ajudando muito, resgatando este patrimônio cultural de nossa Cataguases. Resgatar a banda é fortalecer a Cultura de maneira plena e simples. Nada melhor que ver a Banda passar”.

Temos consciência da importância desta parceria e de sua continuidade. Cataguases merece. Aguardamos mais uma Instituição a compor nossa parceria e fortalecer ainda mais a Banda, materializando a parte “escola” da mesma.