Ginga e experiência

postado em: Notícias 2006 | 0
Dança e Capoeira animam a festa de aniversário
O terceiro dia de comemorações do 7º aniversário do Instituto Francisca de Souza Peixoto, 31 de julho, contou com a presença animada das “meninas” do Projeto Dona Chiquinha Sempre Jovem. Sob orientação do diretor Cacá Massena, elas começaram a festa apresentando um esquete que agitou a platéia do Teatro Rosário Fusco. Elas terminaram a noite apresentando números de dança folclórica ensaiados pela professora Cacati Oliveira.

A festa também contou com a participação do Grupo Abadá Capoeira. Os participantes fizeram uma apresentação de Maculelê, um bailado guerreiro que foi desenvolvido por escravos negros, em que os participantes usam bastões que são batidos uns nos outros, em ritmo forte e compassado. Estas pancadas presidem toda a dança, funcionando como marcadoras do pulso musical.

Para a participante do Dona Chiquinha, Terezinha Silva, de 76 anos, subir ao palco para apresentações já não é dificuldade. Acompanhando as apresentações do Projeto desde sua fundação, em 2003, ela já se sente uma veterana em cena. “Minha vida mudou demais depois que entrei aqui, recuperei minha alegria. Estou muito animada para viver o que o mundo me reserva”, afirma.