Instituto e Apae

postado em: Notícias 2007 | 0
Instituto leva oficinas culturais às Apaes de Cataguases e Piraúba
A Semana Nacional do Excepcional, ocorrida durante o período de 21 a 28 de agosto, foi comemorada pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto com a Apae de Cataguases e a Apae de Piraúba (MG).

No dia 21, cerca de 120 alunos da APAE de Cataguases visitaram o Instituto. Eles conheceram todo o espaço e projetos, participaram da oficina de Experimentos do Programa Mundo Meu e da oficina de dança recreativa do novo projeto do Instituto, Comunidade que Dança, além de assistirem à peça João Cidadão, do Grupo GPTo Teatro de Bonecos.

A visita à Apae de Piraúba, ocorrida no dia 23 de agosto, foi realizada por 18 colaboradores do IFSP, que apresentaram para 130 alunos as oficinas “Sensações da Natureza”, do Programa Mundo Meu; a oficina de dança pelo Projeto Comunidade que Dança, com a professora Maria Teyli; e a oficina de teatro, com Jaime Filho e a professora Jacqueline Gouvêa. Na ocasião, participaram ainda a Banda GPTo de Teatro de Bonecos e os Doutores Cura-Cura.

A psicóloga da Apae de Piraúba, Miriane Pinheiro, considera o trabalho realizado pelos projetos do Instituto necessários para o desenvolvimento emocional e motor dos alunos. “Todas as atividades realizadas hoje foram muito proveitosas. A oficina de Sensações da Natureza permite aos deficientes visuais explorarem os outros sentidos que possuem, o teatro estimula o contato entre eles, já que pouco se tocam e a dança, além de animá-los com a música, desenvolve a coordenação motora”, considera a psicóloga, que há três anos desenvolve o trabalho na Apae.