Instituto Francisca de Souza Peixoto completa 10 anos

postado em: Notícias 2009 | 0
Culto ecumênico e lançamento de livros celebraram o aniversário
No dia primeiro de agosto o Instituto Francisca de Souza Peixoto completou 10 anos de existência. Para comemorar a data foi realizado um culto ecumênico para os colaboradores da instituição e, à noite, o lançamento da coletânea Os Ases de Cataguases: o movimento Verde da literatura modernista.

A Coleção, lançada pelo escritor cataguasense Luiz Ruffato, é composta por seis livros relativos ao Movimento Verde, vertente literária do modernismo criada por um grupo de visionários na Cataguases dos anos 20.

Os livros que integram a coletânea são: Francisco Inácio Peixoto em Prosa e Poesia, de Francisco Inácio Peixoto; Aspectos Surrealistas em o Agressor de Rosário Fusco, de Anice Mamede; Uma Vanguarda à Moda de Cataguases, autoria de Ana Lúcia Guimarães Richa; O Movimento Modernista Verde de Cataguases – MG: 1927-1929, texto e contexto de Rivânia Maria Trota Sant’Anna; Incursões na Biblioteca de Francisco Inácio Peixoto, de Alcione Lídia Olivieri; Sul (romance), de Guilhermino César.

A coletânea será distribuída, gratuitamente, para bibliotecas, escolas, universidades e arquivos, em todo o Brasil. O projeto é do Instituto Cidade de Cataguases em parceria com o Instituto Francisca de Souza Peixoto patrocinado pela Companhia Industrial Cataguases por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Na mesma noite as atrizes do Instituto: Jacqueline Gouvêa, Fernanda Godinho e o ator convidado Tarcísio Vória dramatizaram poemas de Francisco Inácio Peixoto, Ascânio Lopes e Marioswald. Todo o evento foi acompanhado de banda de blues, ao vivo.