Dia Mundial da Água

postado em: Notícias 2010 | 0
Instituto comemora com escolas locais e instituições de Cataguases
O Instituto Francisca de Souza Peixoto promoveu diversas atividades nos dias 22 e 23 de março para celebrar o Dia Mundial da Água. Entre passeios ecológicos, palestras, oficinas temáticas, teatro e gincana, mais de 250 crianças, de escolas públicas e privadas de Cataguases aumentaram o conhecimento e as atitudes em benefício da sustentabilidade.

A abertura oficial das comemorações deu-se pela manhã na Estação Ecológica de Água Limpa, com a participação de autoridades locais e estudantes da Escola Doutor Noberto Custódio Ferreira. O Instituto foi representado por seu assessor de comunicação, Juliano Carvalho, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos em benefício do meio ambiente, através do projeto Mundo Meu “A consciência ambiental é muito importante, mas é preciso também ter atitude, e é isso que trabalhamos com as crianças que utilizam as oficinas do Mundo Meu”. Ainda no local, as crianças participaram de trilhas ecológicas, brincadeiras educativas e sessão de filme.

No período da tarde, outras escolas, públicas e privadas, se uniram no Instituto para a apresentação dos Doutores Cura Cura com a peça Um Dia na Praia, sobre educação ambiental. Também houve um jogo de perguntas e repostas sobre o tema em questão. Conforme explicou a coordenadora do Mundo Meu, Graziela Amorim, o mais importante é a mudança de comportamento dos alunos “A gente transmite um conteúdo para trabalhar a conscientização e agregar conhecimento dos participantes, tentando sempre disseminar a idéia do respeito e da necessidade de cada um conhecer a sua parte na conservação da água”.

No segundo dia do evento, outras escolas participaram das atividades e também assistiram ao teatro. O encerramento deu-se com a palestra “As águas do Rio Pomba” ministrada pelo consultor e analista ambiental José de Alencar Pinto Farage para uma platéia de aproximadamente 200 estudantes, de faculdades e cursos técnicos da região. Uma exposição de fotografias e informações sobre o Rio Pomba ilustrou o ambiente e interagiu os participantes com a história do maior curso d’água do município.

Realizaram o evento, em parceria com o Instituto, o IEF – Instituto Estadual de Florestas, Estação Ecológica de Água Limpa, Prefeitura Municipal de Cataguases, Companhia Industrial Cataguases e Consórcio da Bacia do Rio Pomba. E tiveram o apoio da FIC – Faculdades Integradas de Cataguases, Unipac Leopoldina, Ong Minas Vida, Copasa e Colégio João XXIII.

As escolas participantes foram: Centro Educacional de Cataguases, Colégio Equipe, Escola Municipal Carmelita Guimarães, Escola Estudal Guido Tomaz Marlière, Colégio Soberano, Centro Educacional Florescer, Escola Estadual Coronel Vieira, Idaic e Escola Municipal Antonio Ribeiro Barroso.