Instituto comemora dia da árvore com Semana Florestal

postado em: Notícias 2010 | 0
2ª Semana Florestal 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade
Para comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, o Instituto Francisca de Souza Peixoto, através do Programa Mundo Meu – Meio Ambiente para a Sustentabilidade, realizou a 2ª Semana Florestal com o tema Biodiversidade. As atividades reuniram cerca de mil pessoas no Teatro Rosário Fusco.

Na manhã de terça-feira, 21, e na tarde de quarta, 22, mais de 750 crianças ouviram a palestra sobre Biodiversidade, ministrada pela colaboradora da ONG Minas Vida, Thaynara Dalton. A assistente social do Instituto, Simone Pires, contou as histórias “João da água” e “A onça doente”, seguidas da apresentação da peça “João Cidadão contra a Poluição”, do G.P.To – Teatro de Bonecos.

As crianças participaram ativamente nas interações promovidas durantes as exposições. Quando interrogadas pela coordenadora do Mundo Meu, Graziela Amorim, sobre a importância da árvore em suas vidas, a criançada levantou com respostas de consciência de gente grande. “Nesta edição eles foram ainda mais participativos que no ano anterior. Os estudantes estão cada vez mais conscientes da preservação dos recursos naturais e dando este retorno pra nós. É gratificante”, explicou orgulhosa.

A programação contou também com visitação na Estação Ecológica de Água Limpa nos dois dias do evento, que foi encerrado com a palestra do professor Dr. João Augusto Meira Neto, do departamento de Biologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa. O palestrante falou sobre Biodiversidade para o público universitário e delimitou o tema para a diversidade da flora na Mata Atlântica no território mineiro, segundo ele o maior responsável pela preservação da mata, por conter 74.406 km² da floresta, o que equivale a 35% da mata no território nacional. “A biodiversidade sofre com a exploração dos recursos naturais. As unidades de conservação e reservas públicas são as melhores chances de conservação”, disse o professor.

As atividades envolveram estudantes das escolas estaduais Coronel Vieira e Guido Marlieri, das municipais Antônio Ribeiro Barroso (IDAIC), Prefeito José Esteves e Flávia Dutra e a privada Centro Educacional Cataguases (CEC), além da Escola Oficina Iracema Menezes (APAE Cataguases) e do Centro Cultural Tina Cruz – Sereno.

Para a realização do evento, a organização contou com a participação da Companhia Industrial Cataguases, COMPÉ – Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé, Consórcio Intermunicipal para proteção e recuperação ambiental da Bacia do Rio Pomba, IEF Instituto Estadual de Florestas, Estação Ecológica Água Limpa, Prefeitura Municipal de Cataguases, Faculdades Integradas de Cataguases, Ong Minas Vida, ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental e Polícia Militar do Meio Ambiente.