Semana do Meio Ambiente

postado em: Notícias 2011 | 0
Mundo Meu marca presença na Semana do Meio Ambiente
O Programa Mundo Meu, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, participou, de 2 a 4 de junho, das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho que, em sua terceira edição, teve como tema principal as florestas em consonância com a escolha da ONU (Organização das Nações Unidas), que elegeu 2011 o Ano Internacional das Florestas.

Dentre as atividades do dia de abertura do evento na Estação Ecológica Água Limpa se destacaram a oficina desenvolvida pela pedagoga e coordenadora do Mundo Meu, Graziela Amorim, denominada “Construindo uma floresta”, que explorou a criatividade e sensibilizou os participantes. Na oficina, cada participante montou um cartão que, ao ser aberto, erguia uma floresta. Eles também escreveram dizeres sobre a importância das florestas para cada um e colaram na capa a frase “A mata é mais que um agrupamento de árvores”, reafirmando a importância das florestas como biomas extremamente necessários a manutenção da biodiversidade do planeta.

Quem também marcou presença nas comemorações do evento foi o grupo de teatro de bonecos GPTo, que apresentou a peça “Seres da floresta”, encantando adultos e crianças ao ser encenada no meio da Mata Atlântica. O evento, em seus três dias de realização, contou também com um concurso de fotografias, oficinas noturnas, Blitz ecológica com distribuição de sementes (flores e hortaliças), palestras, show de improvisação com músicos que trabalham na área ambiental, exposição de trabalhos temáticos desenvolvidos pelas escolas do município, entre diversas outras ações. No total, foram atendidas aproximadamente 2000 pessoas durante as comemorações.

Participaram da Semana do Meio Ambiente a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Estação Ecológica Água Limpa/Instituto Estadual de Florestas, a Ong. MinasVida, o Consórcio Intermunicipal para Proteção e Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Pomba, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé (COMPÉ), as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), o 5º Pelotão Especial de Polícia do Meio Ambiente/Policia Militar do Estado de Minas Gerais e Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA)