“Mundo Meu, Nossos Micromundos”

O Instituto Francisca de Souza Peixoto, através de seu Projeto “Robótica Criativa”, realizou no último sábado (30), a feira de encerramento das atividades do 2º semestre do projeto. Intitulada “Mundo Meu, Nossos Micromundos”, a feira contou com a participação dos alunos das turmas de segunda a quinta feira, da Robótica, que apresentaram seus projetos finais, levando conceitos vivenciados no curso ao longo de 2019.

 

 

Não apenas voltados à programação, como os experimentos “Papa Pilhas”: Armazenamento de pilhas e baterias para descarte; “Dispenser de Ração e Água”: Dispensa água e ração automaticamente; e “Dispenser de Balas”: Dispensa balas ao acionamento do sensor. Os experimentos também contemplaram as chamadas Tecnologias Sociais, como foi o caso do “Microscópio de Baixo Custo”: Microscópio elaborado com sucatas e câmera (webcam); e o “Forro Isolante Térmico de Embalagens Tetra Pak”: Forro de teto, feito com caixinhas de leite, suco, chás, etc.

 

 

Além de tais projetos, elaborados pelos alunos do Ensino Fundamental II (11 a 14 anos), em sua maioria bolsistas das escolas públicas “Astolfo Dutra” e “Dr. Astolpho Rezende”, da rede estadual e municipal, respectivamente, sendo a última do distrito de Sereno; a feira de exposição dos projetos também contou com a mostra dos trabalhos realizados com as crianças da Educação Infantil – 1º e 2º períodos (4 e 5 anos), e do Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano (6 a 10 anos), apresentando ao público as duas áreas trabalhadas no 2º semestre da Robótica Criativa, a relação “Ser Vivo e Meio Ambiente”, respaldada nos conteúdos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, e as competências socioemocionais com a “Inteligência Emocional”, embasada na literatura de Tonia Casarin, “Tenho Monstros na Barriga”; todos os trabalhos regados com muita criatividade e a introdução aos componentes eletroeletrônicos básicos como motores e LEDs.

 

O evento contou também, com a exposição dos gráficos de desempenhos educacionais dos alunos dentro da disciplina de Matemática, no qual o público pôde constatar o aumento percentual das notas dos alunos em relação ao início do curso. A feira de encerramento, realizada pelo Instituto Chica e Cia. Industrial Cataguases, contou com a parceria da Água Hélios, Link 10, Zollern e Fundação Bauminas, empresas parceiras da Robótica Criativa.

Fotos: Aline César

 

Veja + FOTOS do evento: