Instituto Chica e Link10, juntos pela educação!

postado em: Notícias 2019 | 0

O Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente reconhecido como “Instituto Chica” é um espaço cultural de saberes e experimentações culturais, educacionais e tecnológicas.

A empresa Link10 é uma empresa que promove serviços de implementação e fornecimento de internet em Cataguases e para as cidades da Zona da Mata de Minas Gerais, além de oportunizar a formação e o apoio tecnológico aos seus clientes e parceiros.

A parceria entre o Instituo Chica e a empresa LINK10 beneficia o público jovem e infanto-juvenil com um ESPAÇO CRIATIVO e de EXPERIMENTAÇÕES na cidade de Cataguases, onde crianças e jovens tem contato com novas formas de aprender e de conviver e de conhecer as possibilidades das novas tecnologias do século 21, para viver um futuro de oportunidades.

A criatividade, a inovação e a conexão social são os eixos de trabalho do Instituto Chica, para empoderar e dar autonomia aos jovens estudantes em projetos que envolvem a paixão pelo que se faz, o trabalho em equipe e a produção do conhecimento de forma criativa e divertida. Essas também são as paixões da LINK10!

Em 20 anos, o Instituto Francisca de Souza Peixoto realizou ações que lhe renderam reconhecimento nacional e internacional, contando sempre com o apoio da sua mantenedora, a Companhia Industrial Cataguases.

É o caso do Programa Mundo Meu Micromundos, premiado pela Fundação Lemann e MIT Media Lab ( Institute Tecnológico de Massachuster) no ano de 2017, com a proposta de implementar ações de cunho tecnológico, criativo, sustentável e de baixo custo em projetos voltados para a Educação Básica, que envolvam conjuntamente a cultura, a cidadania e a educação em uma Aprendizagem Criativa.

Do Programa Mundo Meu Micromundos nasceu o projeto Robótica Criativa que beneficia diretamente 154 crianças e pré-adolescentes na faixa etária entre 06 e 14 anos e jovens estudantes do Ensino Médio e os recém-formados dos cursos superiores de Ciências Contábeis, Engenharia de Controle e Automação, Pedagogia, Licenciaturas, Sistema de Informação e dos Técnicos dos Institutos Tecnológicos de Cataguases e região. Todos participam da Robótica Criativa como estudantes, voluntários ou realizando Estágio Remunerado.

A Robótica Criativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) e atua com metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades e competências em crianças e adolescentes, inserindo a futura geração em um universo mágico de aprendizado curricular e interdisciplinar, com criatividade, diversão e acesso às possibilidades e oportunidades de uma Aprendizagem mais Criativa. Tem por objetivo despertar e incentivar o espírito criativo e empreendedor juvenil, fomentar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, dar acesso à cultura digital, à cultura orgânica e aos meios do consumo consciente.

Na Robótica Criativa os participantes têm acesso à toda infraestrutura do Instituto Chica. Os projetos são desenvolvidos para trabalhar as habilidades socioemocionais, os saberes e os fazeres dos participantes. Podem ser desenvolvidos tanto na marcenaria ou na área verde, como na oficina de Aprendizagem Criativa, no salão do teatro, na sala de probabilidades ou no Espaço Maker. Todos os participantes têm acesso às plataformas digitais, ferramentas e máquinas, como Arduíno, torno, lixadeiras, furadeiras, CNC a laser, impressora 3D e outros.

A parceria entre o Instituto Chica e a LINK10 irá potencializar tecnologicamente os espaços do Instituto Francisca de Souza Peixoto, permitindo a conexão com novos parceiros e agindo para que o participante tenha maior acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como a produção de conteúdos e programação em plataformas digitais e a fabricação de experimentos lúdicos e robóticos. Além disso, irá ampliar o acesso e a formação tecnológica do público jovem para o mercado de trabalho.

Somos muitos e temos muito a fazer pela educação do nosso país!

O Instituto Chica acredita que a sustentabilidade da vida está no contexto entre as relações humanas e o meio ambiente. É do interesse do Instituto agir em CONEXÃO SOCIAL com empresas, com a família, com a escola e com a comunidade para que a INCLUSÃO, a JUSTIÇA SOCIAL e a SUSTENTABILIDADE se transformem em realidades sociais.