Robótica Criativa no Instituto Chica

postado em: Notícias 2019 | 0

Para ser parceira da escola e da família a ROBÓTICA CRIATIVA no ano de 2019 passa a enfatizar o REFORÇO ESCOLAR. Toda a pedagogia está orientada pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e tem por objetivo colaborar com a Educação Integral e promover nos alunos, o desenvolvimento de COMPETÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SÉCULO 21.

PÚBLICO: Crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 06 a 14 anos

INÍCIO DAS AULAS: 11/03/2019

TÉRMINO: 30/11/2019

Apresentação de final de ano: 30/11/2019

CRIA Tech – Feira de Criatividade, Inovação e Tecnologias.

* data pode ser alterada, mediante conflito com calendário escolar.

 

FAZER INSCRIÇÕES – CLIQUE AQUI

 


Divisão de turmas por faixa etária e ANO ESCOLAR – MÁXIMO 10 ALUNOS POR TURMA

Crianças de 06 à 08 anos – 1º, 2º e 3º

Crianças de 09 e 10 anos  – 4º e 5º  

Pré-adolescentes de 11 e 12 anos – 6 º e 7º

Adolescentes de 13 e 14 anos – Turmas especiais sob demanda.

SÁBADO RECREATIVO – MÁXIMO DE 20 ALUNOS

( 02 turmas com 10 alunos com idade entre 06 e 07 anos)

 

MÓDULOS DE PARTICIPAÇÃO / INVESTIMENTO

  1. Alunos das Escolas Públicas e Privadas: R$ 70,00 por mês a ser pago entre os dias 06 a 12 de cada mês **
  2. Filhos de Funcionários da Companhia Industrial Cataguases: R$ 50,00 a ser pago entre os dias 06 a 12 de cada mês.
  3. Alunos das Escolas Públicas: Edital com critérios de participação das escolas, com Gratuidade para alunos com Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) baixo. O Edital será publicado nesse site dia 11/02.

** Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) médio e alto.

 

O PANORAMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: entenda o árduo caminho das nossas crianças.

No Brasil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental I e II estão no nível 03, considerado insuficiente pelo Ministério da Educação (MEC), para aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa. A Escala de Proficiência do MEC em Língua Portuguesa é dividida entre os níveis 0 e 9, enquanto a de Matemática é entre os níveis 0 e 10.

No Ensino Médio apenas 1,62 % dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio alcançam níveis de aprendizagem classificados como adequados pelo MEC. O percentual equivale a cerca de 20 mil estudantes do total de 1,4 milhão de estudantes das redes públicas e privadas que fizeram a prova Saeb 2017. Em Matemática somente 4,52% dos estudantes do Ensino Médio, cerca de 60 mil, superaram o nível 7 da Escala de Proficiência da Educação Básica brasileira.

A Robótica Criativa requer investimentos constantes em novas tecnologias e práticas de ensino aprendizagem.

Para construir caminhos que aproximem nossas crianças das experiências futuras e minimizem esse cenário nacional e local de baixo rendimento de aprendizado, o qual compromete o futuro educacional e profissional das nossas crianças, a Robótica Criativa do Instituto Chica conta com o patrocínio da Companhia Industrial Cataguases, com o apoio das empresas Água Hélios, Fundação Simão, Transportes Coletivos Leo e Zollern e o apoio pedagógico da Fundação Lemann com a Rede de Aprendizagem Criativa.

 

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS e HABILIDADES

Para a Robótica Criativa o CONHECIMENTO é a soma das Competências + Habilidades + Atitudes dos nossos alunos.

COMPETÊNCIA é a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, segundo o Ministério da Educação, BNCC 2018.

 

ATIVIDADES DA ROBÓTICA CRIATIVA COM REFORÇO ESCOLAR

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

MATEMÁTICA (contagem numérica, resolução de problemas, interpretação de gráficos, conhecimento da Geometria e Álgebra) é tratada na Robótica Criativa como um campo vasto de trabalho estratégico em leitura, interpretação e aplicação de conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares, voltados para o Ensino fundamental I e II. A Matemática articulada com a Educação Financeira e do Consumo, propicia o letramento e reforço do aprendizado em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Geografia, História e Linguagens Tecnológicas, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

TECNOLOGIA é reconhecida como meio digital que representa uma das diferentes linguagens que o aluno necessita compreender, utilizar e criar de forma crítica, significativa, reflexiva, responsável e ética. Contamos com recursos tecnológicos como o Espaço Digital, a metareciclagem da Aprendizagem Criativa, a cortadora a laser e a impressora 3D.

ATIVIDADES LÚDICAS são projetos MÃO NA MASSA, com construções criativas, que levam o aluno a praticar a teoria na prática, utilizando a criatividade e a conquistar noções de elétrica, eletrônica, programação e robótica, com materiais reciclados e sucatas, aprendendo também a trabalhar imagens digitais, programação infantil de jogos digitais, desenhos digitais e prototipagens, além do cultivo orgânico.

ATIVIDADES COMPORTAMENTAIS trabalha o protagonismo, autonomia, autoestima, concentração, foco, responsabilidade, proatividade, trabalho em equipe, cooperação, colaboração, compartilhamento, empatia e resolução de conflitos com todos os alunos em todos os seus projetos.

 

EQUIPE – Núcleo Pedagógico

Coordenação Geral

Profa. Liliane de Paula Mendonça – Professora de Ensino Superior – Faculdades Sudamérica. Especialista em Gestão Pública e Mestrado em Ciências Socias (UFJF) com foco em Políticas Públicas de Avaliação Educacional. Graduanda em Pedagogia / UFJF

Mentoria e Práticas Pedagógicas

Prof. Rhuan Lopes Leite. – Professor de Matemática e Física do Ensino Médio do Centro Educacional Cataguases- CEC

Alexsander Amorim de Sousa Rocha – Graduado em Ciências Contábeis. Produtor Cultural da Cia 100Roteiro de Teatro

Carlos Henrique Soares – Técnico em Administração, Aficionado em Agroecologia e Instrutor de Arte e Educação;

Ícaro Furtado de Souza – Técnico em Mecânica SENAI – Ator Cia 100Roteiro de Teatro e Instrutor de Arte Educação

José Felipe Almeida – Instrutor de Arte Educação

Elder Tomazinho – Estagiário de Engenharia de Controle e Automação CEFET

Murilo Mendes – Estagiário de Engenharia de Controle e Automação CEFET

 

Instituto Francisca de Souza Peixoto ( INSTITUTO CHICA).

Contato: [email protected] – (32) 3421-4910

Praça Manoel Inácio Peixoto, 136, Centro, Cataguases – MG.

 

FAZER INSCRIÇÕES – CLIQUE AQUI