A Juventude e o Mercado de Trabalho

postado em: Notícias 2018 | 0

O Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu no dia 11 de maio, a psicóloga e coaching, Célia Garcia, da Orienta Desenvolvimento Humano para uma roda de conversa com os jovens que frequentam o programa Mundo Meu da instituição. O tema central girou em torno do comportamento e do mercado de trabalho.

Célia pontuou sua fala em três partes: Mercado de trabalho, conflito de gerações e qualidade de vida. Iniciou então colocando a primeira dificuldade que um jovem encontra ao procurar o primeiro emprego, que é a falta de experiência, algo que chega a ser contraditório no mundo corporativo, visto que se alguém está buscando a primeira oportunidade, como então ter experiência? “ Nesse caso é muito importante, por exemplo, a participação em programas sociais,  pois isso mostra vivência e maturidade, que as empresas valorizam muito; outro fator relevante é a escolaridade, quanto mais conhecimento, melhor”, disse a psicóloga.

O conflito de gerações  sempre existiu e deve ser  encarado com humildade e persistência. Esse conflito pode ter início na própria família.  “É uma fase de mudança, tanto pessoal quanto profissional “ alerta Célia. “Nesse momento  de conflito o apoio dos amigos ou do grupo de estudo e trabalho é muito importante”, completa.

O ponto alto na conversa foi a questão do jovem e da qualidade de vida. A busca por uma colocação no mercado de trabalho, deve caminhar junta com os cuidados com a saúde e com o intelecto. Aqui entram a prática da leitura, a boa música e a escolha por bons filmes e programas de TV e Web, mas também é momento do auto conhecimento. “ Foco é fundamental. Mas para ter foco é necessário ter auto conhecimento, que pode ser descoberto por meio de jogos, dinâmicas e conversas com profissionais especializados”, disse Célia. Ela ainda alertou: “ Não confundam ou caiam no discurso da auto ajuda. Pelo contrário, auto conhecimento é fortalecimento”, completa.

Murilo Mendes, de 25 anos,  um dos jovens presentes aprovou a roda de conversa. “ Muito interessante, ela abordou as dificuldades que enfrentamos por exemplo numa entrevista de emprego, consegui entender como a empresa pensa, foi como se O Recurso Humanos de uma corporação tivesse falando comigo”. Outro jovem, presente, foi o Márcio Nunes, de 21 anos, ele sentiu-se agradecido, “ essa conversa me fez refletir bastante sobre as oportunidades que passaram e também as que estão  por vir”.

A roda de conversa do Instituto faz parte da iniciativa  Jovens, Belos e Conectados, iniciada no início de 2018, que objetiva levar para a juventude, temas e debates pertinentes ao comportamento social da atualidade.