Encontro Internacional de Palhaços

postado em: Notícias 2013 | 0
Instituto, UFBA e Prefeitura de Cataguases promovem Encontro Internacional de Palhaço
Entre os dias 9 e 11 de dezembro ocorre em Cataguases o 1º Encontro Internacional de Palhaços. O evento terá a participação de palhaços de diversas regiões, como do renomado bufão Andrés del Bosque, professor da Real Escola Superior de Arte Dramática de Madri e do Palhaço Sagrado da tribo Krahô, o Hotxuá Ismael Aprak Krahô, do Tocantins, que irá apresentar a “brincadeira” do Hotxuá, um importante ritual Krahô.

A programação conta com a apresentação de espetáculos locais e internacionais, oficina, cortejo cultural, lançamento de livro, palestras e apresentação de documentários. Para a oficina de bufonaria, ministrada por Andrés del Bosque e que será realizada nos três dias é necessário fazer inscrição através do site http://encontrointernacionaldepalhacos.wordpress.com/. Podem participar palhaços, bufões, artistas, estudantes de artes e quaisquer pessoas interessadas na arte da bufonaria.

Segundo a produtora do evento, a cataguasense Ana Carolina Abreu, a ideia surgiu de sua pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “A partir da pesquisa estou podendo descobrir os palhaços indígenas, sagrados, que têm uma potência cômica única e que podem contribuir enormemente com o nosso trabalho de ator-palhaço, de Doutor Cura-Cura, de brincante e de ator-criador. Escolhi Cataguases, pois é uma forma de agradecer a cidade e ao Instituto Francisca de Souza Peixoto, que foi minha primeira escola, um verdadeiro berço de palhaços.”

Ela ainda convidou a todos para participar. “Este Encontro tem como objetivo principal celebrar a vida! Será uma boa oportunidade para rir, se divertir e realizar um tour pelos centros culturais e públicos de Cataguases.”

O Encontro tem o patrocínio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, das Secretarias de Cultura e Assistência Social de Cataguases e da Universidade Federal da Bahia. Para conferir a programação completa acesse encontrointernacionaldepalhacos.wordpress.com