Contação de histórias

postado em: Notícias 2013 | 0
Contribuindo com a formação de cidadania e aquisição de valores
Este mês, o tema do projeto de contação de histórias do Instituto Francisca de Souza Peixoto, “Construindo Cidadania”, foi o folclore. Durante terça e quarta-feira desta semana os alunos do Ballet ouviram atentamente sobre as diversas lendas como Saci Pererê, Lobisomem, Curupira, Beija-flor, entre outras.

Houve muita diversão com atividades como trava-línguas e ditados populares. As crianças e adolescentes conheceram um pouco mais sobre a cultura popular brasileira e descobriram que o folclore faz parte do cotidiano, através de comidas típicas, festas populares, danças, folguedos etc. Porém, a lição mais importante que aprenderam com a lenda do beija-flor é que cada um, por menor que seja, deve fazer sua parte para viver em um mundo melhor.

O projeto acontece uma vez por mês, atendendo 90 crianças de 3 a 14 anos e tem o objetivo de incentivar a leitura, oralidade e criatividade. As histórias, contadas pela coordenadora do projeto, a pedagoga Graziela Amorim e a professora de dança, Taiman Santana, possuem os mais variados temas, mas sempre atrelados ao conteúdo socioambiental.

Os meninos, além de ouvirem histórias, participam de diversas atividades como colorir, pintar, oficinas de artesanato (para os maiores), entre outras.

Segundo Graziela, são trabalhados valores que vão contribuir com o meio ambiente direta e indiretamente, pois essas crianças vão saber conviver em sociedade e respeitar a natureza, por exemplo, não jogando lixo no chão. “Além disso, elas passam a ser disseminadoras de conhecimento.”

O Projeto de contação de histórias teve início em 2010 com a assistente social, Simone Pires, e agora foi reformulado por Graziela Amorim