Nepopó Festival de Teatro

postado em: Notícias 2013 | 0
GPTo Teatro de Bonecos recebe troféu especial por emocionar adultos e crianças
O grupo GPTo – Teatro de Bonecos participou do 8º o Nepopó, festival de teatro ocorrido entre os dias 30 de maio a 2 de junho na cidade de São João Nepomuceno. Os bonequeiros do Instituto Francisca de Souza Peixoto retornaram à cidade com o troféu de participação especial pela singularidade de sua arte milenar.

A peça apresentada no evento foi “O Despertar”, uma nova experiência que reforça em movimentos carinhosos e situações cômicas o poder do teatro de bonecos em emocionar plateias de todas as idades. “É um espetáculo diferente, não tem diálogos, trabalha com as sensações”, disse Fernanda Pinheiro, integrante do GPTo.

O Despertar mostra o encantamento de um boneco com uma caixa de surpresas e todas as possibilidades que ela oferece de alegria, pânico, coragem e amor.

Maria José de Mendonça acompanhou os filhos, Laura e Pedro Henrique, de 9 e 6 anos, e se encantou com o espetáculo. “Esse teatro despertou em mim lembranças que estavam esquecidas na memória; o mundo da minha infância, as demonstrações de afeto que recebi de tantas pessoas queridas. Os olhos dos meus filhos estavam fixados nos bonecos, como se realmente eles tivessem vida própria. Lindo! Emocionante!”, relatou ao final da apresentação.

O GPTo se destacou dos demais grupos do festival por ser o único grupo de teatro de bonecos, e esse diferencial atraiu, além da população de São João Nepomuceno, atores e produtores culturais que participavam do evento. “É maravilhoso. Estamos estudando as técnicas do teatro de bonecos há um tempo e ainda estamos muito longe do que nos foi apresentado por estes artistas de Cataguases”, disse Ana Cecília de Hollanda, do grupo Arte Vida,
de Belo Horizonte.

Com o teatro lotado, o GPTo se despediu do público com muitos aplausos e gritos de euforia, prometendo retorno em 2014.