O Cultivo de Sonhos

postado em: Notícias 2013 | 0
Livro sobre políticas públicas de cultura é lançado em sete cidades da Zona da Mata
A Editora-empresa Instituto Francisca de Souza Peixoto lançou este ano o livro “O Cultivo de Sonhos – Uma cartografia das políticas públicas de cultura da Zona da Mata Mineira”. Sete cidades da região foram contempladas com palestras e apresentações artísticas sobre o tema.

Na pesquisa realizada, que originou o livro, a professora Andréa Toledo descobriu que alguns municípios possuem larga vantagem em ações culturais perante outras cidades. São eles: Juiz de Fora, Muriaé, Ubá, Viçosa, Leopoldina, Além Paraíba e Cataguases. Gestores culturais, estudantes, professores e políticos dessas regiões estiveram presentes no lançamento do livro e tiveram a oportunidade de dialogar sobre os erros e acertos das instituições mantenedoras de projetos culturais.

Cataguases se destaca pelo comprometimento e interesse das empresas em promover a cultura e as artes; Juiz de Fora é referência de ações culturais e em quantidade de projetos, assim como as escolas municipais de artes de Muriaé são belos exemplos de investimento público no setor.

Andréa levou profissionais das Ciências Sociais em todos os encontros, uma forma de enriquecer o debate sobre demandas e ofertas culturais. Participaram dos lançamentos a historiadora Rosane Carmanini Ferraz e os cientistas sociais Beatriz Bento de Souza, Patrícia Werneck Silva de Oliveira e Paulo Cesar Pontes Fraga.