Memórias na rede

postado em: Notícias 2010 | 0
Registro de histórias de vida
Registrar a história de Cataguases através da história de vida de seus moradores em vídeo. Este é o objetivo de um grupo de jovens de 13 e 14 anos que dão seus primeiros passos no universo do audiovisual. Utilizando câmeras fotográficas simples para gravar as entrevistas e software livre para a edição, eles têm dado andamento ao projeto com competência de profissionais experientes.

O projeto “Memórias na Rede” já está em sua segunda edição. Na primeira, registraram a história de idosos. Os vídeos estão disponíveis na internet no blog http://blogdavovo.blogspot.com. Na segunda, optaram por contar as histórias de pessoas que são destaque em áreas específicas no município. Assim, enquanto relembravam os momentos marcantes de suas vidas, abordavam também temas importantes para todos os cidadãos. Rosimere Helena Silva falou sobre educação; o prefeito William Lobo de Almeida, sobre política; Joaquim Branco, sobre literatura; Felipe Parizzi, sobre Meio Ambiente; José Inácio Peixoto Neto, sobre mercado de trabalho; João Bosco Pinto Coelho, sobre finanças; Marcelo Peixoto, sobre políticas públicas de cultura; Roosevelt Pires sobre legislação; Seu Zico, sobre folclore, e Galba Ferraz, sobre sua experiência em diversificadas áreas, integrada ao crescimento de Cataguases.

Foram dez vídeos produzidos e postados em um blog especialmente construído para reuni-los: http://andreatoledo.wordpress.com/. Vale a pena visitá-lo!

Em 2011 a meta é realizar 20 entrevistas e voltar a contar as histórias dos idosos.