Mundo Meu e APAE iniciam projeto De Mãos Dadas

postado em: Notícias 2010 | 0
Instituto firmou parceria pedagógica com a APAE
O programa do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Mundo Meu – Meio Ambiente para a Sustentabilidade, apoiado pela Companhia Industrial Cataguases, firmou parceria com a Escola Oficina Iracema Meneses (APAE Cataguases) e juntos deram início ao projeto De Mãos Dadas – Construindo a Cidadania.

Idealizado pela pedagoga e coordenadora do Mundo Meu, Graziela Garcia Amorim, as atividades garantem o respeito às pessoas em desenvolvimento e historicamente excluídas, que lutam pela conquista integral de seus direitos como cidadãs. A programação prevista, inicialmente até o final deste ano, oferece, ao público apaeano, apresentações teatrais, aulas de dança, contação de histórias e, oficinas de artesanato, reaproveitamento de resíduos, confecção e manipulação de bonecos, maquiagem, malabarismo e arte circense, além de visitas de exposições artísticas.

De acordo com Graziela Amorim, que na APAE colabora como supervisora pedagógica, a iniciativa, de unir as duas instituições onde atua, visa desenvolver atividades que atendam ao artigo 58 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata da garantia da liberdade de criação e do acesso às fontes de cultura no processo educacional. “A proposta principal é a ampliação da participação, de pessoas portadoras de deficiência, às atividades educativas, culturais e artísticas oferecidas pelo Instituto”, comentou.

As atividades acontecem no Instituto e na APAE, de acordo com suas especificidades. Em parceria com o Mundo Meu, os programas Doutores Cura-Cura, G.P.To Teatro de Bonecos, Qualidade de Vida, Biblioteca Temática e Museu de Belas Artes de Cataguases, todos do Instituto, também participam no desenvolvimento da programação. “Mais de 200 crianças, jovens e adultos apaeanos de Cataguases sobem mais um degrau. Deixam de ser passivos expectadores e passam a atuar ativamente no processo de sua própria construção cultural”, finalizou Graziela.