Arte Digital

postado em: Notícias 2010 | 0
Museu de Belas Artes inaugura exposições de 2010
Imaginário e Ilustrações Digitais são as primeiras exposições de arte de 2010 exibidas no Museu de Belas Artes de Cataguases. Trata-se dos desenhos e cores de dois nomes das artes digitais: Dounê Spínola e Malu. A abertura da exposição aconteceu na noite do dia 05 de fevereiro. As salas Francisco Inácio Peixoto e Marques Rabelo receberam mais de 200 pessoas no decorrer do evento.

Malu é um novo nome das artes. Fez sua estreia em Imaginário. Adepta às tecnologias, seu processo criativo acontece em momentos noturnos de relaxamento no computador. “Minha criação se dá pelas experiências que tive em uma gráfica que trabalhei e, atualmente, na sala de revisão de tecidos da Companhia Industrial Cataguases, onde observo cada detalhe”, explica a artista.

Dounê é nome famoso na cultura em Cataguases e reconhecido pelas contribuições nacionais como desenhista, publicitário, jornalista, arquiteto e cartunista. Pela primeira vez expõe sua criação para o público em um espaço destinado as artes. Artista digital, ele tem o computador como ferramenta e é encantado com as possibilidades infinitas da máquina. “Coloco uma mancha de cor na tela, retoco, faço coisas, mexo, começa a aparecer algo, as formas surgem. Me inspiro na criatividade”, comenta.

A satisfação do público pôde ser percebida. O advogado Leonardo Defilipo esteve no evento e adquiriu uma obra de Dounê. “Penso que toda obra deve mexer com a gente e essa mexeu. Vou colocar ‘Tributo à Justiça’ em meu escritório em homenagem à minha profissão”. Já o marchand Cairu Teles comenta sobre a obra de Malu: “Pelo que percebi é uma técnica muito sofisticada, de bom gosto e lirismo. Gostei das formas e cores da Malu”.

Confira a entrevista com os artistas no blog do Museu de Belas Artes. Ilustrações Digitais e Imaginário estão à disposição do público gratuitamente até o dia 28 de fevereiro. O Museu abre suas portas entre 08 e 11 horas da manhã e 13 e 10 horas da noite.