Inclusão Social

postado em: Notícias 2009 | 0
Coletivo Pró-Jovem conhece o Instituto
O Coletivo “Jovens Aprendizes”, do bairro Pouso Alegre, visitou o Instituto Francisca de Souza Peixoto na tarde quarta feira, 11 de novembro. Os adolescentes conheceram os espaço do Instituto e todos os projetos sociais nele desenvolvidos.

O grupo faz parte do programa Pró-Jovem Adolescente, do Ministério do desenvolvimento Social, do Governo Federal, adotado pela Prefeitura Municipal de Cataguases por meio da Secretaria de Assistência Social. Atende adolescentes de 15 a 17 anos e tem como objetivo contribuir para o retorno de jovens à escola, que abandonaram precocemente os estudos, além de assegurar proteção social básica e assistência às famílias.

A ideia da visita ao Instituto partiu do orientador social Tarcísio Vória, responsável pelos Coletivos: Jovens Aprendizes, do bairro Pouso Alegre e Adolescencia e Juventude Cidadã, do Bairro Dico Leite. “Me sinto na obrigação de fazer com que essa juventude reconheça e desfrute do patrimônio cultural de Cataguases. Uma cidade que é tão valorizada lá fora, precisa ser reconhecida por seus próprios habitantes”, afirmou Tarcísio, ex-Doutor Cura Cura, do Instituto.

Durante a visita muitas atividades despertaram interesse nos adolescentes. “Com a visita ficamos sabendo de várias coisas legais de se fazer. Achei muito interessante o projeto de teatro de bonecos”, comentou Marcus Vinícius, jovem de 15 anos. Gulity Cássio, 16 anos, também opinou sobre a experiência. “A visita ao Instituto foi informativa tanto culturalmente quanto às oportunidades que lá são dadas. Pudemos ter a noção do que é realmente oferecido, desde esportes à dança e teatro“.