Escrevendo com Escritor

postado em: Notícias 2009 | 0
Biblioteca Digital traz Álvaro Ottoni para a 9ª edição do Escrevendo com Escritor.
Álvaro Ottoni é o escritor que participou nesse semestre do Escrevendo com Escritor, atividade educativa do Projeto Asa de Papel, realizada com o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e promovida pela Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, realizada nos dias 24 e 25 de junho de 2009. O projeto consiste na interação entre crianças e escritores infantis. Elas lêem as obras e em seguida alimentam com recados, textos e desenhos um blog. (escrevendocomescritor.blogspot.com).


O escritor nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Nova Friburgo, onde também atua como Secretário de Leitura do município. Quando chegou ao Instituto Francisca de Souza Peixoto, entidade que mantém a Biblioteca Digital, deparou-se com diversos trabalhos, desenvolvidos por alunos das escolas que participam do Escrevendo com Escritor: cartazes, maquetes e colagens. Pode também assistir uma peça adaptada da obra, A Árvore que fugiu do Quintal,adaptada pela professora Jacqueline Gouvêa e produzida pelo GPTo – Teatro de Bonecos. “É o projeto mais bonito que tive a oportunidade de participar. É intenso, carinhoso e é uma maneira de incentivar a leitura. Fantástico!”, diz Álvaro.

A professora Andréa Toledo, coordenadora da Biblioteca Digital é a idealizadora desse projeto. Para ela, o contato com Álvaro estimulou, ainda mais, a escrita dos alunos: “Álvaro Ottoni é encantador! Adepto da pedagogia do afeto e do olhar, Álvaro colocou em prática o que ensina a professores de todo canto do Brasil aqui no Instituto. Ler e escrever ficou muito mais interessante depois do Álvaro”.


Em 2007, o escritor recebeu o prêmio de melhor autor estrangeiro na Bienal de Sofhia, feira literária que acontece na Bulgária. Leva consigo um troféu imaterial, ser o sucessor do consagrado escritor Origens Lessa, assim definido pelo próprio Orígenes.

Obras de Álvaro Ottoni

Álvaro Ottoni já vendeu mais de um milhão de livros dentre os 26 que escreveu. Entre eles estão: A Árvore que fugiu do quintal, O Peixe que não sabia nadar, Quando o coração recebe uma visita, Quem mora aqui e quem mora lá e O Padre Pastel.


Escrevendo com Escritor
A coordenação do projeto escolhe um escritor infantil. Junto com as professoras trabalham a leitura e a criação de textos e ilustrações. Na Biblioteca Digital, as crianças produzem um blog e nesse momento entram em contato com o escritor. Nessa edição, a parceria entre os pequenos escritores e Álvaro Ottoni rendeu a história “Aventuras de um Príncipe tímido pelas Terras do Amor”.

Após os encontros virtuais e a leitura dos livros do autor, chega o dia do encontro real, onde o escritor responde a perguntas das crianças vindas de diferentes escolas. “Eu gosto de participar porque posso conhecer vários escritores e suas vidas”, relata Catharine Barbosa de Paula, do 5º ano da Escola Estadual Guido Marlière. A professora dela, Lenir Araújo Silva, completa: “Esse trabalho é um suporte a mais que o professor tem para trabalhar a literatura. Meus alunos veem o escritor como um ser humano normal e isso estimula as crianças a começarem a escrever”.