22 de março: Dia Mundial da Água!

postado em: Notícias 2009 | 0
Cataguases se mobiliza pelo uso consciente da água.
A quarta edição do Projeto “Água e Cidadania na Bacia do Rio Pomba”, realizada entre os dias 16 e 20 de março, mobilizou diversas entidades públicas e privadas de Cataguases em prol do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O objetivo do evento, segundo os realizadores, foi mobilizar, informar e promover a conscientização da sociedade cataguasense e região, estimular a participação no processo de gestão dos recursos hídricos, desenvolvendo ações que contribuirão para o uso racional da água e recuperação ambiental da Bacia do Rio Pomba.

Palestras ministradas por universitários a estudantes, do ensino fundamental e médio, abriram as atividades em comemoração ao dia mundial da água. Na manhã de 19 de março foi realizada a Caminhada Ecológica, partindo do Instituto Francisca de Souza Peixoto, crianças, adultos e terceira idade, rumo a Estação Ecológica Água Limpa. No local, foram recepcionados por universitários e monitores da Estação e faculdades parceiras na realização do evento. Após lanche, os participantes fizeram relaxamento e caminharam pelas trilhas, vivenciando nestas, atividades de Interpretação Ambiental, cujo tema central era a água. Os Doutores Cura-Cura apresentaram em seguida a mini peça “Cadê a Água?”.

No último dia de evento, 20/03, o Instituto Francisca de Souza Peixoto sediou a exposição de trabalhos produzidos pelo público escolar com o tema “Água”. Pela manhã e tarde, alunos do primeiro ao quinto ano, das escolas públicas e privadas de Cataguases, compareceram ao Teatro Rosário Fusco para assistirem a mini peça dos Doutores Cura-Cura e participarem de atividades temáticas como “Quiz” e oficinas. Laura Cruz, da quarta série da Escola Estadual Coronel Vieira participou do jogo de perguntas e respostas sobre a água, realizado pelos universitários das FIC e Unipac. “O ‘quiz’ serviu para ensinar as crianças muitas coisas sobre a água, principalmente a sua importância para o mundo”, comenta a estudante.

À noite, o show cultural “Águas na Praça”, realizado na Praça Santa Rita, reuniu artistas locais, comunidade, realizadores e patrocinadores do evento. As professoras de dança Juliana Moura e Taiman Santana, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, apresentaram uma performance contemporânea da música “Planeta Água”. A coordenadora do Programa Mundo Meu – Meio Ambiente para Sustentabilidade, Graziela Amorim, participou de todo o processo de realização do evento e reforça a importância da iniciativa. “A proteção e a manutenção da qualidade da água é de responsabilidade de cada cidadão. Eventos como este contribuem para a conscientização ambiental da população, fazendo-a refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, para assim garantir qualidade de vida à atual e às futuras gerações”, conclui Graziela.

Os realizadores do evento foram: Companhia Industrial Cataguases, Instituto Francisca de Souza Peixoto e Mundo Meu, Prefeitura Municipal de Cataguases, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Faculdades Integradas de Cataguases, Estação Ecológica Água Limpa/Instituto Estadual de Florestas, Consórcio Intermunicipal para proteção e recuperação ambiental da Bacia do Rio Pomba e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes dos Rios Pomba e Muriaé. Parceiros: Energisa, Indústria Cataguazes de Papel, Empa, Copasa, Centro de Tradições Mineiras, Faculdades Doctum, Unopar e Secretaria Municipal de Educação.