Exposições de arte

postado em: Notícias 2009 | 0
“4 Amigos” e “Estampas” reabrem o Espaço Tratos Culturais
Os artistas plásticos Adauto Venturi, Jorge Napoleão, Vicente Costa, Pury e Luiz Lopez, foram os protagonistas da primeira exposição de arte de 2009, do Espaço Tratos Culturais, do Museu de Belas Artes de Cataguases, no Instituto Francisca de Souza Peixoto. Solo de piano e coquetel fizeram parte do evento, realizado no dia 06 de março.

Diferentes estilos de encarar e definir a própria obra. Para Adauto Venturi é uma questão de expansividade. “Trabalho com a meditação, é uma explosão de cores e movimento, com camadas, que vão mudando de cor até chegar ao resultado final. A geometria pontua o contexto e a profundidade. Essas obras lembram o tempo, vento e a natureza” diz.

As fotografias expostas são de Vicente Costa, realizadas no período de dois anos. Segundo ele é a natureza em abstração. “Vejo detalhe e vejo arte no detalhe”, comenta. Também ligada à natureza, Jorge Napoleão utiliza formas geométricas. “É uma mistura de Terra, ambiente e homem. Não há uma leitura específica, é um momento. Nesta mostra devem ser observados as cores, geometria, espaço e liberdade de expressar algo”.

Os peões de Pury se destacaram no salão, o artista explica a obra “É um rever que me persegue, é liberdade. Conhecer o mundo, rodar, voltar, ver a vida passar”. A sala Marques Rebelo reuniu as pinturas de Luiz Lopez, intituladas “Estampas”. “Trabalho com tecidos de algodão refugados pela indústria. São conhecidos como ‘carne seca’, pelo excesso de tinta usada nos dois lados do pano, a qual o deixa duro como a referida carne, eles oferecem um instigante desafio a ser transposto”, explica Luiz Lopez.

As exposições ficarão no espaço Tratos Culturais até 12 de abril, aberta gratuitamente ao público.