Escrevendo com Escritor

postado em: Notícias 2008 | 0
Mais de mil crianças participam do projeto literário no IFSP
A Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu mil e trezentas crianças nos dias 24 e 25 de outubro para mais uma edição do consagrado Encontro com Escritor. O evento está no quarto ano e tem como característica principal interagir alunos de escolas de Cataguases e a literatura infantil.

Nesse último encontro o escritor convidado foi o carioca com sangue mineiro, Fábio Sombra. Os livros trabalhados foram O Violeiro Invejoso e A Peleja do Violeiro Magrilim com a Formosa Princesa Jezebel. Trata-se de trabalho realizado ao longo de um semestre, onde os alunos da Biblioteca Digital lêem os livros, interagem com o escritor através do blog Escrevendo com o Escritor, trocando recados e escrevendo histórias, desta vez produziram o I Torneio de Peleja Virtual. Depois disso se preparam para encontrá-lo pessoalmente em uma grande festa, onde contam com a colaboração do Grupo de Teatro de Bonecos GPTo e da dramaturga Jacqueline Gouvêa que transformam um dos livros em peça teatral, abrilhantando o encontro. “Eu estou impressionado com a organização, o interesse e a quantidade de alunos”, diz Fábio.

O trabalho do escritor é marcado por histórias sobre folclore. Para ele, contar aventuras de personagens regionais é estimulante. “A história de Magrilim e Jezebel é cultura popular em forma de literatura infanto-juvenil”, diz ele. Quem veio prestigiar o evento foi o estudioso em folclore Oswaldo Giovanni, de Leopoldina: “Ele tem uma característica múltipla dentro da cultura popular, de valorizar o homem em todas as dimensões e trazer a essência disso para a criançada, isso é o que é importante”.

O público

Esse ano o Escrevendo com Escritor ampliou suas atividades para outras escolas, dessa forma colégios públicos e privados trabalharam juntos o conteúdo do livro de Fábio Sombra. “O empenho dos professores de todas as escolas foi fundamental, eles estimularam os alunos e ajudaram na produção do conteúdo, sem eles o projeto ficaria inviável”, ressalta a coordenadora da Biblioteca Digital e idealizadora do Escrevendo com Escritor, Andréa Toledo.


O blog
O conteúdo produzido pelas crianças pode ser visto no blog escrevendocomescritor.blogspot.com