Guilhermino César: Campeiro de Minas

postado em: Notícias 2008 | 0
Instituto e FIC realizam homenagem a escritor do Movimento Verde
No dia 30 de outubro, estudantes e professores de Cataguases e Leopoldina, estiveram no teatro Rosário Fusco para comemorarem o centenário de um dos grandes nomes do Movimento Verde: Guilhermino César.

A noite contou com a presença da escritora Lina Tâmega Peixoto, que leu para os presentes trechos das cartas trocadas entre os amigos Guilhermino e Francisco Inácio Peixoto. Cartas essas que sem intenção dos autores, hoje se revelam como ricos documentos para melhor entender a literatura e o mundo na primeira metade do século XX. “Um verbo define Guilhermino: Agir”, diz a escritora.

Guilhermino César viveu a maior parte da sua vida em Porto Alegre, mas teve em Cataguases amigos e momentos que foram fundamentais para a consolidação de sua carreira. Além da Revista Verde, realizou em 1928, com o amigo Francisco Inácio Peixoto a publicação do livro de poemas: Meia Pataca.

Participaram do evento, os professores Joaquim Branco e Anicézia Bette, das Faculdades Integradas de Cataguases e também o poeta Ronaldo Werneck, que juntamente com Lina contribuíram para o debate pós-leitura das cartas.