Vivência em Cooperação

postado em: Notícias 2008 | 0
Encontros para cooperativistas auxiliam o trabalho dos oficineiros do Tear.
O gestor cultural do SEBRAE, Marco Antonio Gazzinelli Lima está apresentando, durante o mês de setembro, no Instituto Francisca de Souza Peixoto, aos oficineiros dos projetos Velha a Fiar, Mundo Meu e Chiquinha Mineira palestras sobre o tema Vivência em Cooperação.

Marco Antonio conta que esse encontro é destinado a artesãos, varejistas e gastrônomos. “O interessante é mostrar a importância da cultura, da cooperação, do trabalho coletivo na geração de resultados econômicos e sociais. Todo esse conhecimento torna mais fácil a venda do produto, até na questão de parcerias. Os trabalhadores ficam mais confiantes daquilo que fazem. O grupo fica muito mais unido”.

A artesã do Velha a Fiar Nelza Maria Vicente acredita que tudo o que está sendo falado na palestra é de grande importância para um bom desempenho do trabalho. Rafael de Oliveira, também do Velha Fiar, ressalta que, ”toda a confiança e ajuda que um deve dar ao outro acaba se tornando uma corrente”. A artesã do projeto Chiquinha Mineira Terezinha de Paiva diz que as pessoas devem passar o conhecimento que possuem ao outro. “Quanto mais você aprender, melhor será para o lugar que você trabalha”, completou.

O Gestor parabenizou o Instituto pelos projetos sociais e disse que gosta e acha muito interessante os artesanatos que são realizados no TEAR, Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Esse trabalho de conscientização terá duração de 100 horas e será dividido em encontros realizados duas vezes ao mês.