Aniversário do Instituto

postado em: Notícias 2008 | 0
Comemorações em homenagem ao Folclore.
O Instituto Francisca de Souza Peixoto iniciou as atividades em comemoração ao seu aniversário de nove anos no dia 1º de agosto. Foram dois finais de semana com apresentações culturais gratuitas para a comunidade. Para ilustrar as festividades, o Instituto escolheu o tema Folclore.

No primeiro dia de evento foi inaugurado mais um projeto na área de educação, trata-se da Biblioteca Temática Virgínio Rios, com foco no meio ambiente, folclore e literatura infantil. “Sinto-me honrado com a homenagem, esse espaço é de grande importância para Cataguases porque irá despertar a nossa memória para a história da nossa gente”, afirma o Sr. Virgínio.

No pátio, ao lado da Biblioteca Temática, após o descerramento da placa, o grupo folclorista Zico Justino, do distrito de Cataguarino, apresentou a tradicional dança do bate pau. Na seqüência, o antropólogo Oswaldo Giovanni, palestrou no teatro Rosário Fusco sobre as tradições folclóricas da região de Cataguases e Leopoldina.

No segundo dia de comemorações, pela manhã, o grupo Abadá Capoeira se apresentou na Concha Acústica, na praça Manoel Inácio Peixoto. À noite, no mesmo cenário, apresentação de dança contemporânea com o projeto Comunidade que Dança e hip hop, com o grupo Unit. Para finalizar a noite de sábado foi encenado a peça “Velório, para morrer de rir”. Embalado na alegria, o ator juizforano Tadeu Santos homenageou os nove anos do Instituto. “Parabéns a esta entidade, que as novas gerações dêem seguimento à este trabalho de arte e educação. Que muitos anos se multipliquem”.

Encerrando o primeiro fim de semana de eventos, o domingo contou com a apresentação da Banda de Música “Rogério Teixeira”, na praça Santa Rita. A tarde recreativa reuniu os participantes do projeto Qualidade de Vida, do Instituto, com brincadeiras, esquetes teatrais e dança. O evento da noite foi a reapresentação do teatro “Velório para morrer de rir”, trazendo para o Teatro Rosário Fusco cerca de 300 pessoas.