Centenário da Morte de Machado de Assis

postado em: Notícias 2008 | 0
Palestras, documentário e Sarau, encerram semana literária.
O último dia de homenagem a Machado de Assis, 04 de julho, começou com palestra da professora de literatura Denise Matias, sobre o “O Conto Machadiano”, para alunos da Escola Manoel Inácio Peixoto, professores e comunidade. Às 15 horas foi exibido o filme “A Cartomante”, na Casa de Cultura Simão José Silva. À noite, o Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu no teatro Rosário Fusco, o Sr. Luiz Antônio de Souza, coordenador da Biblioteca Lúcio de Mendonça, da Acadêmica Brasileira de Letras. Em seguida, o público presente assistiu ao Sarau de Artistas, na Concha Acústica da praça Manoel Inácio Peixoto

Luiz Antônio de Souza é mestre em Ciência da Informação e trabalha há 36 anos na biblioteca da Academia Brasileira de Letras. Em sua vinda ao Instituto abordou o tema “Machado de Assis: Síntese da Trajetória de um Leitor”. Para ele “Machado foi e é o maior escritor da literatura brasileira e tê-lo como referencia é provar que este país é possível”, e acrescentou que “um bom escritor é antes de tudo um leitor por excelência”.

Segundo a organizadora do evento, Monique Gardingo o intuito é promover outros encontros literários. “Sentimos-nos felizes com o sucesso do primeiro evento da série ‘Diálogos literários’, na próxima edição trabalharemos Guimarães Rosa”, finaliza.