Semana Literária

postado em: Notícias 2008 | 0
Cataguases relembra trajetória de Machado de Assis em seu centenário de morte.
O Instituto Francisca de Souza Peixoto em parceria com a Secretaria de Educação, e com o apoio do Proler, Acriar, Fundação Simão José Silva e Fundação Ormeo Junqueira Botelho, deu início na tarde de primeiro de julho, a uma série de eventos em homenagem a Joaquim Maria Machado de Assis. A turma de alunos do Telechica iniciou o evento com a apresentação teatral “Entrevista com Machado de Assis – Rubem Braga”.

A abertura oficial ocorreu no dia dois de julho, no Teatro Rosário Fusco, às 9 horas, com a oficina “O Teatro de Machado de Assis”, ministrada por Luciano Andrade, mestrando em literatura. Ele descreveu os detalhes que compõem os textos teatrais de Machado. “O diferencial das peças de Machado de Assis é a complexidade do texto, os personagens e seus conflitos psicológicos. Elementos cênicos como figurino e cenário, ficam em segundo plano”, explica o professor.

Na parte da tarde, a Casa de Cultura Simão José Silva exibiu vídeos sobre vida e obra do escritor. O professor de literatura Geraldo Filho fez comentários sobre o documentário com a platéia, que contou com a presença dos alunos da quinta série da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira.

Durante a noite no Teatro Rosário Fusco, o jornalista e historiador, Marcelo Lopes, juntamente com o poeta, jornalista e crítico, Ronaldo Werneck falaram sobre história e literatura de Machado de Assis e o doutorando em literatura e professor, Marcos Vinícius, abordou sobre a obra Memórias Póstumas. Em seguida o grupo GPTo Teatro de Bonecos encenou o apólogo: “A agulha e a linha”.

O Proler e a Biblioteca Digital realizaram atividades para crianças com a revista eletrônica sobre Machado de Assis.