Homenagem à Natação

postado em: Notícias 2008 | 0
Tibum recebe premiação em Belo Horizonte
Diante do excelente resultado obtido no Circuito Mineiro de Natação Vinculados de 2007, oito atletas do Projeto Tibum foram homenageados pela Federação Aquática Mineira no dia 15 de fevereiro, no Iate Clube, em Belo Horizonte. O evento premiou as equipes e os atletas mais bem colocados nas competições de 2007 e, como campeão mineiro, o Tibum recebeu, pelas mãos da professora de Educação Física e coordenadora do projeto Eliana Clemente, o troféu de Melhor Equipe do Circuito. O troféu “Atleta Eficiente”, foi dado a Bárbara Baldez, categoria Petiz; Leonardo Nunes, categoria Petiz; Ludmila Carrara, categoria Juvenil; Luiza Leandro; categoria Juvenil; Felipe Carvalho, categoria Juvenil; Rafael Costa, categoria Júnior Maria de Lourdes Proença, categoria Máster e Maria do Carmo Oliveira categoria Máster.

Quem deu as boas vindas aos atletas foi o presidente da Federação Aquática Mineira, Renato Senna Horta. Em seu discurso de abertura parabenizou a participação dos atletas não federados nas competições. “2007 foi o ano da natação mineira. A natação vinculada teve a maior participação de todos os tempos em circuitos mineiros. Espero que 2008 seja um espelho do ano anterior”, conclui.

O Título de Campeão Mineiro, conquistado no último Circuito Mineiro de Natação, proporcionou a estruturação de parcerias importantes para o projeto Tibum. O consultor interno da gerência de lazer do Sesi de Belo Horizonte, João Paulo Rezende, explicou o interesse do SESI nos atletas do Tibum junto ao projeto Minas Olímpica, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Sedese; Secretaria de Estado de Educação/SEE; Fiemg/Sesi; prefeituras conveniadas. O projeto pretende beneficiar crianças e jovens de todo o estado por meio da inclusão social, da atividade esportiva e busca de novos talentos. ”Os atletas do Tibum tiveram um ótimo rendimento, nossa intenção é apoiá-los ainda mais em competições nacionais e permitir que desenvolvam suas potencialidades no esporte”, diz João Paulo.

Além do apoio dado pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto e Fundação Simão José Silva, o sucesso do projeto se dá pelo esforço e empenho da professora Eliana Clemente, a Nana. “Admiro muito o trabalho da Nana. Até a terceira etapa do Circuito Mineiro, o Atlético estava à frente, na última etapa, ocorrida em Cataguases, ela mostrou toda a sua força e foi campeã. Ela trabalha muito bem esses atletas”, enfatiza o coordenador técnico da Federação Aquática Mineira e técnico do Clube Atlético Mineiro, Djalma Alves.

Entre os premiados, a história de vida da atleta Maria de Lourdes Proença, de 58 anos, se destaca. Ela, que começou a competir em 2001, já viajou por todo o país em busca de medalhas no esporte, além de nadar para o projeto Tibum, Lourdinha também é federada pelo Fluminense e encontra na natação, saúde, bem estar e realização pessoal. “Aprendi a nadar em 1994, aos 44 anos. Naquela época tinha um problema sério na coluna, fraturei meu joelho três vezes, sofria de enfisema pulmonar e pesava 79 kg. Hoje, praticando a natação, parei de fumar, não sinto dores nos joelhos nem na coluna, e ainda emagreci 22 kg”, conta Lourdinha.

Os jovens do projeto também têm a mesma admiração pelo esporte. Ludmila Carrara, de 15 anos, define a satisfação dos atletas com o prêmio. “Receber homenagens como esta e ter a oportunidade de conhecer outros bons atletas nos estimula a treinar cada vez mais e melhor”. A professora Nana agradece e elogia seus alunos pelo empenho na natação. “O esporte , além dos muitos benefícios comprovados, também deve incutir no atleta o desejo de superação e de melhorar a cada dia”, finaliza Nana.