Os Saltimbancos

postado em: Notícias 2007 | 0
Espetáculo surpreende público do Teatro Rosário Fusco
Um cachorro, uma gata, uma galinha e um jumento. Os quatro bichos, uma alinhada banda musical e um teatro de sombras formaram Os Saltimbancos, peça apresentada no dia 16 de outubro por um grupo regional, no Instituto Francisca de Souza Peixoto. O espetáculo teve o apoio da empresa Zollern BHW do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura com o projeto Vá ao Teatro Rosário Fusco.

O musical tem sua versão original em italiano e teve sua adaptação para o português traduzida pelo compositor Chico Buarque de Holanda. A peça narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Durante a caminhada tornam-se amigos e juntos enfrentam diversas aventuras em busca do sonho de cantar.

A produção do espetáculo durou cerca de um ano e contemplou os jovens artistas Fernanda Godinho, Juliano Bráz, Tarcísio Vória, Sebastian Caetano e Olivia Gama, que interpretaram os animais e fizeram parte da banda. A produção contou ainda com o envolvimento dos projetos Grupo GPTo com teatro de sombras, Musiqualidade e os músicos convidados Maria Teily, Dudu Viana, Kaká Viana e o coreógrafo Lucas Amaro.

A atriz Olívia Gama, que interpretou a galinha conta sobre a experiência.”No início dos ensaios estávamos inseguros e preocupados com o tamanho da produção, aos poucos o grupo se fortaleceu, criou confiança, transmitida principalmente no modo de se verem como grupo”, afirma Olívia Gama.

A programação de Natal do Instituto Francisca de Souza Peixoto e do projeto Vá ao Teatro Rosário Fusco segue até o dia 21 de dezembro, com apresentações de corais, teatro e encontro de folias de reis.