Encontro com o Escritor

postado em: Notícias 2007 | 0
Biblioteca Digital promove interação entre crianças e escritor Ronaldo Simões
O Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu no dia 9 de novembro o escritor Ronaldo Simões Coelho, autor de mais de cinqüenta livros infanto-juvenis publicados. Ele veio devido aos trabalhos da Biblioteca Digital, onde é desenvolvido, por alunos de escolas públicas beneficiados pelo Instituto, um blog que objetiva o incentivo à escrita e à leitura, com a participação do próprio autor.

A idéia de trabalhar com blogs, dentro do conteúdo metodológico da Biblioteca Digital, nasceu com a coordenadora do projeto, professora Andréa Toledo. Ela acredita que o uso consciente da internet começa com a possibilidade de enxergar o potencial desse meio de comunicação. “Há muito o que criar e o que fazer com essa tecnologia em prol da Educação”, completa Andréa.

Está foi a quinta edição do “Encontro com o Escritor”. Durante todo o dia, 750 alunos da primeira fase do Ensino Fundamental das escolas Municipal Flávia Dutra e Estadual Guido Marlière participaram de um bate-papo com Ronaldo Simões sobre sua biografia, seus livros e outros temas do universo infantil.

“Eu gosto de participar do blog e fiquei feliz em ver o Ronaldo de pertinho”, fala Maria Júlia de Oliveira, de 8 anos, aluna da 2ª série da Guido Marlière. A professora Ivana de Souza, da escola Flávia Dutra, participa do projeto desde o início e vê na iniciativa um reforço ao seu trabalho. “É uma atividade complementar que desenvolve o raciocínio”.

Duas peças de teatro foram apresentadas no Teatro Rosário Fusco, todas adaptadas das histórias de Ronaldo: “Um Dia Dentro de Casa” e “Troca de Segredos”. Após o teatro, Ronaldo Simões autografou livros e tirou fotos com seus leitores cataguasenses.

O Escritor
Ronaldo Simões é mineiro de São João-Del-Rei e atualmente mora em Belo Horizonte, onde exerce também a Psiquiatria. Ele conta que começou a escrever ainda na primeira infância e os livros vieram da necessidade de inventar histórias para os filhos.
Entre suas obras estão Urubu Sabe, O Pato Poliglota, Amanhecer na Roça e outros. As aventuras escritas por Ronaldo já mereceram traduções e prêmios internacionais.
Sobre os trabalhos realizados na Biblioteca Digital, o escritor disse: “A criatividade das crianças é impressionante, a finalidade do escrever não é parar na escrita, é permitir que o outro vá além”.