Cataguarino ganha um Telecentro

postado em: Notícias 2007 | 0
Instituto proporciona aprendizado e inclusão digital em distrito de Cataguases
Educação e tecnologia. Essa é uma das propostas do Telecentro Comunitário, implantado pela Companhia Industrial Cataguases, por meio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguarino. A iniciativa irá permitir a inclusão digital da população do distrito e, com esse objetivo, foi ministrado um curso especial aos professores da Escola Municipal Boaventura Abritta, onde funciona o Telecentro.

Nos dias atuais, educação de qualidade deve ter o auxílio da informática. No entanto, ainda há muitas ações a serem desenvolvidas para que todas as escolas brasileiras façam parte desta nova realidade. Segundo o último senso realizado pelo Ministério da Educação – MEC, 4% das escolas públicas possuem laboratórios de informática e parte delas sequer utilizam as instalações, pois faltam professores capacitados na alfabetização digital. O Instituto Francisca de Souza Peixoto trabalha para a mudança deste quadro; no caso do Telecentro de Cataguarino, a Biblioteca Digital foi responsável pela capacitação de 14 professores e prepara mais dois monitores para auxiliarem os trabalhos.

Conhecimento e idéias implantados no corpo docente da escola, o próximo passo é ensinar aos alunos e demais pessoas da comunidade como utilizar com consciência o Telecentro. “Desejo que seja desenvolvido um conteúdo nesse Telecentro sobre Cataguarino, sobre a história dessa escola”, idealiza Marcelo Peixoto, gestor executivo do Instituto, na ocasião da inauguração do Telecentro.

O Telecentro, apesar de estar dentro da escola do distrito, é aberto a toda população. Essa é a sétima unidade criada em Cataguases, o primeiro na zona rural e, junto com a Companhia Industrial Cataguases e o Instituto Francisca de Souza Peixoto, assinam esse projeto o Ponto de Cultura, Fábrica do Futuro e a Prefeitura por meio das secretarias de Educação e de Ação Social.