Empresa Familiar

postado em: Notícias 2007 | 0
Educação ainda é o pilar para o desenvolvimento de tudo.
O Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu no dia 29 de setembro a professora da Fundação Dom Cabral, Maria Tereza Roscoe, gerente de projetos especializados para gestão de empresas familiares. A professora foi um dos destaques do Simpósio de Economia e Administração de Cataguases, evento promovido pela Companhia Industrial Cataguases em parceria com o Unibanco.

Com uma dinâmica interativa, clara e objetiva, Maria Tereza expôs a realidade do que vem acontecendo com as empresas familiares no país, uma vez que é consultora na área e participa de diversos planejamentos em empresas diferentes. Para ela, há muitos desafios a serem enfrentados, mas o principal deles é o alinhamento de mercado, ou seja, a empresa e a família não podem esquecer do mundo globalizado e da rapidez que os negócios exigem para caminhar. “O empresário precisa ter condição e maturidade para ler e aceitar a realidade, não deve haver saudosismo e nem resistência à mudança”, diz a professora.

Mudança é uma palavra que não deve ficar distante, quando o assunto é sucessão. Lidar com perdas, novas idéias e também novos riscos é muitas vezes difícil para quem idealizou ou está à frente de um negócio. “É preciso ter atenção para os conceitos de contexto e estratégia. Também ter a sabedoria para perceber a hora que é preciso afastar e abrir espaço para o próximo gestor”, completa Maria Tereza.

O grande ensinamento, transmitido pela professora, é a preservação ou o resgate dos rituais familiares, seja em um almoço de domingo, em passeios no parque, churrascos e outros programas aonde a família possa estar junta, dividindo experiências e histórias. “A educação familiar é a base para o sucesso, é isso que faz as empresas perenes, duradouras e sólidas”.

Outros dois wokshops aconteceram no dia 30. Na parte da manhã, Salomão Aparecido de Carvalho, do Unibanco, falou sobre Ativos e Derivativos nas empresas e no período da tarde, Raquel Machado e Gustavo Merlino, também do Unibanco, expuseram sobre Fundos de Investimentos e Aplicações Financeiras.