Arte e Cultura

postado em: Notícias 2007 | 0
Espaço Tratos Culturais
O Instituto Francisca de Souza Peixoto promoveu o lançamento das exposições de obras “De todas as Cores”, da artista Zezé Aum e “Entre quatro paredes”, do Cataguasense Pury. Entre as nossas quatro paredes pury apresenta parte da sua imensa versatilidade artística. Uma criatividade inesgotável que flui entre sonhos, realidades e a certeza de sua maturidade no fazer artístico. A noite de abertura ocorreu no dia 20 de julho nas salas Marques Rebelo e Francisco Inácio Peixoto, no Espaço Tratos Culturais.

A artista plástica autodidata Zezé Aum trabalhou como enfermeira no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte durante 33 anos, somente depois de aposentar-se descobriu o talento na pintura primitivista. Atualmente dedica-se exclusivamente à arte, retrata com pintura ingênua e simplista o folclore brasileiro e a cultura popular. Seu estilo de pintar é resumido nas palavras do artista plástico e poeta Ricardo Teixeira de Sales, “Zezé Aum por sua pintura simples, espontânea e criativa vem contar histórias coloridas e falar das coisas do Brasil numa poesia de autêntica beleza”.

Zezé Aum reside atualmente em Belo Horizonte e pela primeira vez conhece Cataguases. “Agradeço o acolhimento e a oportunidade de poder fazer parte deste cenário de cultura e arte”, afirma.

As obras dos artistas Pury e Zezé Aum permanecem no Espaço Tratos Culturais até 26 de agosto. As exposições lançadas no Instituto são abertas à comunidade e a entrada é gratuita.