PROGRAMA MUNDO MEU

postado em: Notícias 2007 | 0
meio ambiente para a sustentabilidade
Felipe Parizzi
Biólogo
Coordenador do programa

O PROGRAMA MUNDO MEU – meio ambiente para a sustentabilidade é um programa de educação sócio-ambiental desenvolvido pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto em parceria com as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC). Seu objetivo é despertar, na comunidade, o senso de responsabilidade, individual e coletiva para as questões relacionadas ao meio ambiente. Para isso estão sendo mobilizados, através de exposições, palestras, capacitações e orientações técnicas, diversos segmentos da sociedade, tais como professores, estudantes, líderes comunitários e empresários.

O lançamento oficial do projeto, ocorrido em 22 de março (dia nacional da água) deste ano, contou com a participação de Marcelo Peixoto, presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, do professor Alcino Leite Antonucci, diretor das Faculdades Integradas de Cataguases, do advogado Galba Ferraz, que fez um pronunciamento sobre o dia da água, e do engenheiro florestal Nivaldo Caetano, do Ministério Público de Minas Gerais, que fez uma excelente palestra sobre a importância e a necessidade de se desenvolver programas de educação ambiental nos dias de hoje.

Dentre as atividades previstas no programa, algumas já foram realizadas e contaram com intervenções culturais. Destacamos o Curso de Capacitação em Educação Ambiental para professores, que teve em seu lançamento a oficina de percepção ambiental, que estimulou os sentidos dos participantes para os detalhes da natureza.

Foi realizado o I Ciclo de Palestras Sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, cujos palestrantes foram os estudantes do 7º período do curso de Ciências Biológicas das FIC. As palestras trataram de assuntos contemporâneos e foram direcionadas para o público em geral, em especial para professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Normal Superior, que puderam ver, na prática, alternativas para a abordagem do tema (meio ambiente e educação ambiental) dentro de sala de aula. O interessante desta atividade foi perceber a troca de experiências sobre educação ambiental, que ocorreu entre profissionais da educação.

Outra atividade já implantada é a oficina de experimentos de ciências. Uma exposição dialogada que desperta o fascínio pelas ciências. Os experimentos, expostos permanentemente no espaço Recicloteca, apresentam dicas de como a natureza funciona. A atividade prática desta oficina proporciona o desenvolvimento da criatividade e da psicomotricidade de crianças. É uma ótima alternativa para os professores estimularem seus alunos a descobrirem e partilharem novas descobertas.

De acordo com o cronograma previsto, muitas atividades ainda serão implantadas. As oficinas de sucata e de jogos ecoeducativos, a criação de um software sobre educação sócio-ambiental e a implantação de uma “biblioteca verde“ são algumas delas.