O Projeto “Escrevendo com o Escritor” permite o encontro da criança com a produção(criação) e o seu produtor(criador). O aluno tem acesso à obra e é desafiado pelo escritor a produzir novas histórias. O Grupo GPTo de Teatro de Bonecos, também mantido pelo Instituto, está envolvido com o projeto e, a cada autor trabalhado, cria uma peça sobre o livro escolhido. Neste semestre foi trabalhado com as crianças o livro “João Cidadão”, do escritor Thomáz de Aquino, que no dia 19 de junho veio ao Instituto conhecer de perto os alunos com quem trocou experiências por meio do blog http://escrevendocomescritor.blogspot.com
Thomáz de Aquino, um “garoto” de família grande que cresceu pensando em ser ‘roceiro’ e, como disse, “por Deus e pelo destino” acabou viajando pelo mundo e falando em público. Thomáz se tornou advogado, passou num concurso para promotor e acabou trabalhando junto a um profissional que lidava com o terceiro setor. Tornou-se um conhecedor nessa área e escreveu dois livros sobre o assunto.
Destacou três frases que considera importante, “se você acredita que algo tem que mudar, faça!”, “o caminho para a mudança é a educação e a criança” e, “o que é público é de todos”.
O livro “João Cidadão” foi escrito com base na imagem de um menino da internet, ao qual Thomáz deu o nome de João, e o surgimento da história foi baseado em pensamentos e sentimentos. “Não escrevi um livro infantil, mas um livro que pode ser lido por qualquer idade”, diz Thomáz.
Em Lagoa da Prata, Thomáz, juntamente com sua família, mantém uma instituição social que oportuniza melhores condições às crianças de baixa renda da cidade – Associação Francisco de Assis. “É possível ter dignidade na pobreza”, afirma.
Após 10 anos de trabalho no terceiro setor, Thomáz de Aquino afirma que a área evoluiu muito. Ao conhecer o Instituto em Cataguases comentou “A idéia do Instituto é muito interessante, o acesso e a estrutura compartilhada me chamaram a atenção. E Cataguases, como toda cidade do interior de Minas, me encanta”.
Seus Livros: – Novo Manual de Fundações; Roteiro do Terceiro Setor, João Cidadão e agora, João Cidadão em Ação que está pronto para ser publicado.
Quem é?
Thomáz – Promotor: “servidor público bem remunerado pelo contribuinte para fazer o que gosta de fazer!”
Thomáz – gente: “ainda tenho muito o que aprender!”
Thomáz – escritor: “uma consequência! Aconteceu e está sendo muito bom.”
|