Ronaldo e Bonin

postado em: Notícias 2007 | 0
Lançamento de Exposições
Na sexta-feira, 15 de junho, houve lançamento de exposição no Instituto Francisca de Souza Peixoto.

No Espaço Tratos Culturais, a Sala Marques Rebelo apresenta “Sertão: veias abertas” com fotografias de Ronaldo Alves de Oliveira. Ronaldo Alves é licenciado em Pedagogia em 1988 e História em 1991, pós-graduado em Pedagogia UNI – BH 1989. Participou dos cursos de Aperfeiçoamento em Papel Marché, Educação Artística. Participou do Primeiro Seminário Museus-Casas, Casa de Rui Barbosa, RJ, 1997. Atuou como professor de Artes e História. Entre as exposições coletivas que participou destacam-se:
Coletiva de Máscaras, Escola Guignard UEMG, de Belo Horizonte em 1990; Coletiva de Pinturas, Palácio das Artes, em Vespasiano;
Diferentes Olhares, na PUC MG, de BH em 1996.
Realizou mostra individual de fotografias no Museu Casa Guimarães Rosa em 2003 e 2006, e no Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas”, de Juiz de Fora, em 2003.
A partir do ano de 2000 passou a estudar fotografia sob a orientação da fotógrafa Inês Gomes. A partir daí teve fotos publicadas no Suplemento Literário, de julho de 2002; Estado de Minas e Revista A mae Educando, em Abril de 2003. Revista História da Biblioteca Nacional RJ, em 2006.
Ronaldo Alves vive e trabalha em Cordisburgo onde dirige e coordena as atividades culturais do Museu Casa de Guimarães Rosa, desde 1992.

Na Sala Francisco Peixoto, no Espaço Tratos Culturais está a Exposição “O segredo”, pinturas das obras do artista plástico cataguasense Bonin, que há mais de vinte anos se destaca no cenário artístico com as suas cores e criações inusitadas contando uma trajetória de vida e amor de si próprio e seus entornos.
Bonus, Bona, Bonum, Bonin retrata com simplicidade de Mestre todas as coisas e cenários reais e irreais de uma vida pincelada em cores que mostram a natureza e suas obras acabadas ou não, naturezas vivas e mortas, alegres e tristes, um mundo bonin… Um artista que se fez e se faz autoridade na arte. Exposição com as obras de um artista ágil e criativo.

As noites de lançamento são abertas à comunidade e gratuitas. As exposições se estendem para visitação durante um mês.