Capacitação e reciclagem

postado em: Notícias 2007 | 0
Alunos e comunidade a favor do meio ambiente
A Recicloteca Vira-a-lata prepara alunos e comunidade para a produção de artesanato por meio da reciclagem com garrafa Pet.

Essa capacitação é parte de um projeto maior da Escola Estadual Marieta Soares Teixeiras, o Polivalente. “Educar, Reciclar, Faturar” foi implantado no início de 2007 e prevê iniciativas como a limpeza da margem do córrego Romualdinho; a introdução da coleta seletiva de lixo nos bairros Thomé e Sebastião Adolfo e a produção de artesanato com a garrafa Pet (material encontrado em maior evidência no Romualdinho).

O curso está sendo ministrado pelo membro da Recicloteca, Rodrigo Sereno entre os dias 07/05 a 18/05. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, de 08h às 11h, para 30 alunos de quinta e sexta série do ensino fundamental; e entre 13h e 17h para 20 membros da comunidade dos bairros envolvidos.

Na sexta, dia 11, Rodrigo levou os alunos para conhecerem a sucataria, com o intuito de entenderem o destino do lixo. A primeira semana do curso foi para a compreensão do processo de reciclagem e na segunda semana os alunos estão sendo treinados para a produção do artesanato por meio da reciclagem com garrafa Pet.

A Recicloteca Vira-a-lata, parte integrante do Programa de Educação Ambiental, Meio Ambiente para a Sustentabilidade é integrada ao TEAR de Cultura e Cidadania com convênio estabelecido entre Ministério da Cultura, Programa Cultura Viva e Instituto Francisca de Souza Peixoto.