Natureza com sensibilidade

postado em: Notícias 2007 | 0
“Mundo Meu” promove aula inaugural
O Programa de Educação Ambiental “Mundo Meu, Meio Ambiente para a Sustentabilidade” promoveu no dia 26 de abril a aula inaugural do curso de capacitação oferecido aos professores da rede pública.

Em vez de uma aula formal ou palestra, o encontro trabalhou as sensações da natureza por meio de tato, olfato e audição. Uma noite diferente preparada em forma de oficina que trabalhou a sensibilidade dos alunos. Com os olhos vedados, os professores foram conduzidos pelos membros do “Mundo Meu” para um ambiente de meia luz em que eles pudessem sentir e perceber diversos códigos da natureza, com sons e toques. Entre os materiais foram espalhados: areia, água, pedra, folha, sal, açúcar, gel, frutos verdes, metal, sucata, lixo e plástico.

“O curso ter começado dessa forma foi surpreendente, trabalhou nossas percepções, foi incrível. Com certeza vamos sair daqui com muitas novidades para passarmos a diante”, comenta a Professora da Escola Municipal Darcília Guimarães e aluna do curso de Pedagogia da FIC, Márcia Regina Pinto da Silva.

Fernanda Perry participou do trabalho e disse que adorou a oficina, “no início fiquei meio insegura por não conseguir ver nada, mas logo me senti à vontade. A natureza faz parte de nós e nós fazemos parte dela, precisamos respeitá-la e valorizá-la”.