Cipa e atividade física

postado em: Notícias 2007 | 0
Esporte e qualidade de vida para colaboradores da Cataguases
Os dois últimos encontros da reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Companhia Industrial Cataguases falaram de esporte e saúde. Participaram, a professora de natação e coordenadora do Projeto Tibum, Eliana Clemente e a Psicóloga e Professora de Tai-chi, Cassiana Peixoto.

A coordenadora do Tibum ministrou a palestra “Atividade Física e Promoção da Saúde”, com o objetivo de abordar a importância e os benefícios da atividade física. A professora de Tai-chi falou de qualidade de vida, postura, concentração e equilíbrio.

Como aponta a Eliana Clemente, 70% da população brasileira é sedentária, um processo que resulta em doenças como obesidade e depressão. Eliana defende que a atividade física deve se tornar um hábito e ser realizada gradativamente para que benefícios físicos, orgânicos e mentais sejam obtidos. “O resultado de uma atividade física aliada a uma boa alimentação, orientação profissional e consulta médica, previne principalmente acidentes no trabalho, pois aumenta a disposição, força, equilíbrio e o bem-estar físico e mental”, ressalta a professora.

“O Tai-Chi é uma arte oriental que visa beneficiar o ser humano em relação à respiração, postura e relaxamento, aumentando consequentemente a qualidade de vida em todos os setores. Seu foco no trabalho aumenta a consciência da postura e dos movimentos, colocando o ser humano em relação direta com as leis da natureza”, afirma Cassiana.